Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26008
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Atividade protetora da pimenta malagueta (Capsicum frutescens L.) contra a ação genotóxica da Doxorrubicina (DXR), avaliada por meio do Teste para Detecção de Mutação e Recombinação Somática, em asas de Drosophila melanogaster
Autor(es): Diniz, Lidiane Gonçalves Dutra
Primeiro orientador: Nepomuceno, Júlio César
Primeiro membro da banca: Pimenta, Vânia Maria Sartini Dutra
Segundo membro da banca: Costa, Wender Ferreira
Resumo: Os frutos da Capsicum frutescens L. , são muito utilizados como condimento e em preparações medicinais. Considerando seu alto consumo, este trabalho teve como objetivo avaliar os possíveis efeitos genotóxicos e/ou antigenotóxicos do extrato aquoso dos frutos de Capsicum frutescens. Para tanto, utilizamos o teste SMART (GRAF, 1984) larvas de 30 estágio foram tratadas com extratos aquosos dos frutos, nas seguintes concentrações: 0,25%, 0,50% e 1,0%. Para verificar a atividade protetora, as mesmas concentrações dos extratos foram associadas ao agente genotóxico Doxorrubicina (DXR 0,125mg/mL). Os resultados demonstraram que nos descendentes de ambos cruzamentos, tratados com pimenta-malagueta (0,25%, 0,50% e 1,0%) não houveram aumentos, estatisticamente significativos, nas freqüências de manchas mutantes. Nas associações, houveram reduções significativas nas freqüências de manchas nas concentrações de 0,25 % e 0,50 % de pimenta-malagueta nos descendentes do cruzamento padrão e nas concentrações 0,5 e 1,0% nos descendentes do cruzamento de alta bioativação. Sendo assim, a pimenta malagueta, nestas condições experimentais, não é genotóxica e apresenta atividade protetora contra a ação genotóxica da DXR.
Palavras-chave: Capsicum frutescens
SMART
Drosophila melanogaster
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DINIZ, Lidiane Gonçalves Dutra. Atividade protetora da pimenta malagueta (Capsicum frutescens L.) contra a ação genotóxica da Doxorrubicina (DXR), avaliada por meio do Teste para Detecção de Mutação e Recombinaçao Somática, em asas de Drosophila melanogaster. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26008
Data de defesa: 1-Dez-2004
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtividadeProtetoraPimenta.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.