Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26007| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Interações com a família e a comunidade em quatro escolas de ensino médio de Uberlândia, MG na percepção de diretores, coordenadores e professores |
| Autor(es): | Souto, Kleber Cleanto Faria Lemes |
| Primeiro orientador: | Paula, Cecilia Lomônaco de |
| Primeiro membro da banca: | Cunha, Ana Maria de Oliveira |
| Segundo membro da banca: | Silva, Mirian Pacheco |
| Resumo: | Este projeto teve como objetivo estabelecer contato com a realidade de quatro Escolas do ensino médio de Uberlândia, duas particulares e duas públicas, visando obter dados e informações sobre as interações da escola com a familia e a comunidade. Foram realizadas entrevistas com os diretores e professores destas Escolas no período de outubro a novembro de 2003. A participação da familia e comunidade nas escolas de Ensino Médio pode ser observada em várias situações do cotidiano escolar, embora seja menos freqüente do que as relações desta natureza estabelecidas no ensino fundamental. A participação da comunidade na administração escolar ocorre de formas diferentes nas escolas públicas e privadas. Enquanto, nas escolas públicas a comunidade se reúne nos conselhos de classe, nas particulares, os professores estão ausentes destas reuniões, cabendo aos coordenadores o papel de dialogar com os pais. A família desempenha um papel fundamental na definição da trajetória educacional dos filhos. Professores e dirigentes das escolas públicas e privadas concordam quanto a este assunto. Em nossa opinião, a relação entre família e a comunidade com a escola poderia ser melhorada, tanto na rede pública, quanto na rede particular de ensino. |
| Palavras-chave: | Ensino médio Interação escola-comunidade Escola pública |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SOUTO, Kleber Cleanto Faria Lemes. Interações com a família e a comunidade em quatro escolas de ensino médio de Uberlândia, MG na percepção de diretores, coordenadores e professores. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26007 |
| Data de defesa: | 29-Jun-2004 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| InteracoesFamiliaComunidade.pdf | 779.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.