Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26007
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Interações com a família e a comunidade em quatro escolas de ensino médio de Uberlândia, MG na percepção de diretores, coordenadores e professores
Autor: Souto, Kleber Cleanto Faria Lemes
Primer orientador: Paula, Cecilia Lomônaco de
Primer miembro de la banca: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Segundo miembro de la banca: Silva, Mirian Pacheco
Resumen: Este projeto teve como objetivo estabelecer contato com a realidade de quatro Escolas do ensino médio de Uberlândia, duas particulares e duas públicas, visando obter dados e informações sobre as interações da escola com a familia e a comunidade. Foram realizadas entrevistas com os diretores e professores destas Escolas no período de outubro a novembro de 2003. A participação da familia e comunidade nas escolas de Ensino Médio pode ser observada em várias situações do cotidiano escolar, embora seja menos freqüente do que as relações desta natureza estabelecidas no ensino fundamental. A participação da comunidade na administração escolar ocorre de formas diferentes nas escolas públicas e privadas. Enquanto, nas escolas públicas a comunidade se reúne nos conselhos de classe, nas particulares, os professores estão ausentes destas reuniões, cabendo aos coordenadores o papel de dialogar com os pais. A família desempenha um papel fundamental na definição da trajetória educacional dos filhos. Professores e dirigentes das escolas públicas e privadas concordam quanto a este assunto. Em nossa opinião, a relação entre família e a comunidade com a escola poderia ser melhorada, tanto na rede pública, quanto na rede particular de ensino.
Palabras clave: Ensino médio
Interação escola-comunidade
Escola pública
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUTO, Kleber Cleanto Faria Lemes. Interações com a família e a comunidade em quatro escolas de ensino médio de Uberlândia, MG na percepção de diretores, coordenadores e professores. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26007
Fecha de defensa: 29-jun-2004
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InteracoesFamiliaComunidade.pdf779.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.