Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25982
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Bioindicadores de contaminação em sorvetes comercializados no sistema self-service em Uberlândia-MG
Autor(es): Silva, Valdirene Aparecida da
Primeiro orientador: Rossi, Daise Aparecida
Primeiro coorientador: Vidigal, Liana Moreira
Primeiro membro da banca: Santos, João Batista Ferreira dos
Resumo: Com o objetivo de avaliar a qualidade microbiológica dos sorvetes no sistema self-service comercializados em Uberlândia — MG, foram realizadas contagens de bactérias mesófilas, Staphylococcus coagulase positivo, coliformes totais e fecais de seis marcas diferentes de sorvetes nos sabores morango e coco. As amostras foram divididas em alimentos e “swabs” da colher utilizada para servir, perfazendo um total de 120 amostra, Todas as amostras analisadas se apresentaram em desacordo com os padrões estabelecidos pela legislação brasileira, apresentando contagem superior à permitida, em pelo menos uma das análises realizadas. As médias das contagens realizadas nos “swabs” apresentaram diferenças significativas (p<0,05) para bactérias mesófilas, coliformes totais e coliformes fecais nas diferentes marcas estudadas, porém, não apresentaram diferenças significativas (p<0,05) quando foram comparadas as médias dos sabores morango e coco. A presença de Staphylococcus coagulase positivo somente foi detectada na concha utilizada nos sorvetes de morango com médias de 4,0x10² , 8,0x10¹, 7,6x10² e 1,6x10³ UFC/g nas marcas B, C, D e E, respectivamente. No sorvete do mesmo sabor, nas marcas B, C e D, as contagens deste microrganismo estavam acima da permitida em 3 amostras, com valores de 1,1x10³, 3,7x10³, 1,4x10³ UFC/g, indicando possivel contaminação cruzada. Coliformes fecais estavam presentes em 53,3% e 73,3% das amostras de sorvetes dos sabor morango e coco, respectivamente, sendo que não há padrão na legislação para contagens desses microrganismos. As médias obtidas para coliformes totais estavam dentro do padrão exigido pela legislação vigente.
Palavras-chave: Sorvete
Self-service
Bioindicadores de contaminação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Valdirene Aparecida da Silva. Bioindicadores de contaminação em sorvetes comercializados no sistema self-service em Uberlândia-MG. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25982
Data de defesa: Dez-2000
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BioindicadoresContaminacaoSorvetes.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.