Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806
ORCID: | ![]() |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas |
Título(s) alternativo(s): | Learning about the phylum Annelida from three didactic modalities |
Autor(es): | Linhares, Lidiane Silva |
Primeiro orientador: | Ferreira, Fernanda Helena Nogueira |
Resumo: | Na contemporaneidade a educaçao tem passado por muitos ̃ desafios, que podem comprometer o trabalho do docente tao essencial e que tem sido desvalorizado ̃ constantemente. Diante dessa situaçao, a comunidade escolar de maneira geral ̃ é afetada, causando consequências no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, que se encontram desmotivados em relaçao ao próprio aprendizado. Acreditamos que a ̃ escolha das modalidades didáticas feita pelo professor, pode influenciar o interesse e o aprendizado dos estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é avaliar a construção de conceitos e o consequente aprendizado no ensino de Ciências, testando diferentes modalidades didáticas em uma escola pública de Uberlândia-MG. O estudo foi realizado em aulas de Ciências, com o conteúdo sobre anelídeos, em turmas de sé timo ano. A pesquisa se desenvolveu através da aplicaçao de tr ̃ ês modalidades didá ticas distintas, uma em cada turma, sendo uma aula prá tica/demonstrativa, em que foram levados exemplares de anelídeos; uma aula utilizando a metodologia sócio interacionista, utilizando vídeo e notícias envolvendo curiosidades sobre anelídeos e uma aula expositiva dialogada, desenvolvida de forma interativa com os alunos. A avaliação ocorreu por meio de questionários aplicados antes e após as aulas. Os resultados mostraram que os alunos gostaram mais e apresentaram maior quantidade de respostas de acordo com o conhecimento científico na aula expositiva dialogada. De acordo com o planejado ela seria uma aula tradicional, em que os alunos copiariam do quadro informações e apenas o professor teria a palavra, mas não foi assim que ela foi ministrada. A aula foi contextualizada conforme o interesse dos alunos e se desenvolveu por meio de uma conversa. Podemos concluir que mais importante do que ministrar uma aula “diferente”, utilizando técnicas que sejam motivadoras e envolvam os alunos, é imprescindível mesclar diferentes modalidades didá ticas e verificar a opiniao dos ̃ estudantes sobre as aulas. Os alunos, foco do trabalho do professor, precisam ser constantemente levados a refletir sobre a aula que estao ̃ assistindo e nao serem somente expectadores. É preciso entender que a escola é um ̃ local em que ocorrem ricas e valiosas construções, onde o aprendizado não deve ser uma obrigação, mas uma atividade prazerosa |
Palavras-chave: | Alunos Docência Ensino-aprendizagem Estratégias de ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | LINHARES, Lidiane Silva. Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806 |
Data de defesa: | 25-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemSobreFilo.pdf | 800.28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons