Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Linhares, Lidiane Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T19:54:31Z | - |
dc.date.available | 2019-07-08T19:54:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
dc.identifier.citation | LINHARES, Lidiane Silva. Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning about the phylum Annelida from three didactic modalities | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Fernanda Helena Nogueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7038405025309060 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Na contemporaneidade a educaçao tem passado por muitos ̃ desafios, que podem comprometer o trabalho do docente tao essencial e que tem sido desvalorizado ̃ constantemente. Diante dessa situaçao, a comunidade escolar de maneira geral ̃ é afetada, causando consequências no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, que se encontram desmotivados em relaçao ao próprio aprendizado. Acreditamos que a ̃ escolha das modalidades didáticas feita pelo professor, pode influenciar o interesse e o aprendizado dos estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é avaliar a construção de conceitos e o consequente aprendizado no ensino de Ciências, testando diferentes modalidades didáticas em uma escola pública de Uberlândia-MG. O estudo foi realizado em aulas de Ciências, com o conteúdo sobre anelídeos, em turmas de sé timo ano. A pesquisa se desenvolveu através da aplicaçao de tr ̃ ês modalidades didá ticas distintas, uma em cada turma, sendo uma aula prá tica/demonstrativa, em que foram levados exemplares de anelídeos; uma aula utilizando a metodologia sócio interacionista, utilizando vídeo e notícias envolvendo curiosidades sobre anelídeos e uma aula expositiva dialogada, desenvolvida de forma interativa com os alunos. A avaliação ocorreu por meio de questionários aplicados antes e após as aulas. Os resultados mostraram que os alunos gostaram mais e apresentaram maior quantidade de respostas de acordo com o conhecimento científico na aula expositiva dialogada. De acordo com o planejado ela seria uma aula tradicional, em que os alunos copiariam do quadro informações e apenas o professor teria a palavra, mas não foi assim que ela foi ministrada. A aula foi contextualizada conforme o interesse dos alunos e se desenvolveu por meio de uma conversa. Podemos concluir que mais importante do que ministrar uma aula “diferente”, utilizando técnicas que sejam motivadoras e envolvam os alunos, é imprescindível mesclar diferentes modalidades didá ticas e verificar a opiniao dos ̃ estudantes sobre as aulas. Os alunos, foco do trabalho do professor, precisam ser constantemente levados a refletir sobre a aula que estao ̃ assistindo e nao serem somente expectadores. É preciso entender que a escola é um ̃ local em que ocorrem ricas e valiosas construções, onde o aprendizado não deve ser uma obrigação, mas uma atividade prazerosa | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 43 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 59288586 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemSobreFilo.pdf | 800.28 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License