Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLinhares, Lidiane Silva-
dc.date.accessioned2019-07-08T19:54:31Z-
dc.date.available2019-07-08T19:54:31Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.identifier.citationLINHARES, Lidiane Silva. Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.titleAprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticaspt_BR
dc.title.alternativeLearning about the phylum Annelida from three didactic modalitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Fernanda Helena Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNa contemporaneidade a educaçao tem passado por muitos ̃ desafios, que podem comprometer o trabalho do docente tao essencial e que tem sido desvalorizado ̃ constantemente. Diante dessa situaçao, a comunidade escolar de maneira geral ̃ é afetada, causando consequências no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, que se encontram desmotivados em relaçao ao próprio aprendizado. Acreditamos que a ̃ escolha das modalidades didáticas feita pelo professor, pode influenciar o interesse e o aprendizado dos estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é avaliar a construção de conceitos e o consequente aprendizado no ensino de Ciências, testando diferentes modalidades didáticas em uma escola pública de Uberlândia-MG. O estudo foi realizado em aulas de Ciências, com o conteúdo sobre anelídeos, em turmas de sé timo ano. A pesquisa se desenvolveu através da aplicaçao de tr ̃ ês modalidades didá ticas distintas, uma em cada turma, sendo uma aula prá tica/demonstrativa, em que foram levados exemplares de anelídeos; uma aula utilizando a metodologia sócio interacionista, utilizando vídeo e notícias envolvendo curiosidades sobre anelídeos e uma aula expositiva dialogada, desenvolvida de forma interativa com os alunos. A avaliação ocorreu por meio de questionários aplicados antes e após as aulas. Os resultados mostraram que os alunos gostaram mais e apresentaram maior quantidade de respostas de acordo com o conhecimento científico na aula expositiva dialogada. De acordo com o planejado ela seria uma aula tradicional, em que os alunos copiariam do quadro informações e apenas o professor teria a palavra, mas não foi assim que ela foi ministrada. A aula foi contextualizada conforme o interesse dos alunos e se desenvolveu por meio de uma conversa. Podemos concluir que mais importante do que ministrar uma aula “diferente”, utilizando técnicas que sejam motivadoras e envolvam os alunos, é imprescindível mesclar diferentes modalidades didá ticas e verificar a opiniao dos ̃ estudantes sobre as aulas. Os alunos, foco do trabalho do professor, precisam ser constantemente levados a refletir sobre a aula que estao ̃ assistindo e nao serem somente expectadores. É preciso entender que a escola é um ̃ local em que ocorrem ricas e valiosas construções, onde o aprendizado não deve ser uma obrigação, mas uma atividade prazerosapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode59288586-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprendizagemSobreFilo.pdf800.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons