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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O aperfeiçoamento da escrita por meio da Fonologia: a estrutura silábica na escrita dos alunos do Ensino Fundamental II
Título(s) alternativo(s): The improvement of writing through Phonology : the syllabic structure in the writing of the Elementary School students II
Autor(es): Rodrigues, Amilla Barbosa
Primeiro orientador: Magalhães, José Sueli de
Primeiro membro da banca: Araújo, Maurício Viana de
Segundo membro da banca: Lima, Giselly de Oliveira
Resumo: Este trabalho tem como base a Fonologia e seus estudos teóricos acerca da sílaba para tratar dos fenômenos de apagamento e inserção na escrita dos alunos do Ensino Fundamental II. O objetivo deste estudo foi identificar a escrita não convencional em alunos do sexto ano, por meio da análise de 105 produções textuais, a fim de propor atividades que contribuíssem para o aperfeiçoamento da escrita. Focamos no estudo da sílaba, conforme os preceitos da Fonologia Autossegmental e da Teoria Métrica da Sílaba para justificar e tratar os desvios de escrita dos alunos para, a partir de daí, elaborarmos e aplicarmos uma intervenção didática junto a esses discentes, na expectativa de aperfeiçoar a escrita e eliminar erros ortográficos. Consideramos as seguintes abordagens teóricas: i) a hierarquia dos elementos que compõem a estrutura silábica em consonância com os princípios que regem esta estrutura; ii) os processos fonológicos de inserção e apagamento; iii) a relação entre oralidade e escrita; e iv) a consciência fonológica. Para tanto, retomamos os estudos de Oliveira e Nascimento (1990), Camara Jr. ([1970] 1996), Bisol (1999), Pedrosa (2007), Abaurre e Pagotto (2002), Silva (2003), Miranda e Matzenauer (2010), Volcão, Nunes e Seara (2015), Hora e Magalhães (2016), dentre outros. A intervenção proposta por esta pesquisa compreende 21 Práticas de Linguagem que objetivaram minimizar a grafia incorreta de vocábulos com segmentos inseridos ou apagados pelos alunos. Essa intervenção alcançou resultados positivos e revelou um quantitativo menor de inadequações ortográficas do que os dados iniciais apontavam. Esses resultados provam que a teoria, nesse caso, a fonológica, e a prática devem ser usadas a favor de um ensino efetivamente produtivo.
Abstract: This work is based on Phonology and its theoretical studies about the syllable to deal with the phenomena of erasure and insertion in the writing of Elementary School students II. The purpose of this study was to identify unconventional writing in students of the sixth grade, through the analysis of 105 textual productions, in order to propose activities that contributed to the improvement of writing. We focused on the study of the syllable, according to the precepts of Autossegmental Phonology and the Metric Theory of Syllable to justify and treat the students' writing deviations, so that we could design and apply a didactic intervention with these students in the hope of perfecting writing and eliminate misspellings. We consider the following theoretical approaches: i) the hierarchy of the elements that make up the syllabic structure in line with the principles that govern this structure; ii) the phonological processes of insertion and erasure; iii) the relationship between orality and writing; and iv) phonological awareness. In order to do so, we return to the studies of Oliveira and Nascimento (1990), Camara Jr. (1999), Bisol (1999), Pedrosa (2007), Abaurre and Pagotto (2002), Silva (2003), Miranda and Matzenauer 2010), Volcão, Nunes and Seara (2015), Hora and Magalhães (2016), among others. The intervention proposed by this research comprises 21 Language Practices that aimed to minimize the incorrect spelling of vocabulary with segments inserted or deleted by the students. This intervention achieved positive results and revealed a smaller number of orthographic inadequacies than the initial data indicated. These results prove that the theory, in this case, the phonological theory, and the practice should be used in favor of an effectively productive teaching.
Palavras-chave: Fonologia
Escrita
Apagamento
Inserção
Escrita (Ensino fundamental II)
Língua portuguesa - Escrita
Linguística
Fonologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: RODRIGUES, Amilla Barbosa. O aperfeiçoamento da escrita por meio da Fonologia: a estrutura silábica na escrita dos alunos do Ensino Fundamental II. 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.657
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.657
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25700
Data de defesa: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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