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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25612
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-1576-7330 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Autoeficácia e o ciclo de vida docente na área contábil |
Autor: | Santos, Simone Silva |
Primer orientador: | Leal, Edvalda Araújo |
Resumen: | O objetivo deste trabalho foi identificar o grau de autoeficácia dos docentes que atuam na área contábil e investigar se o ciclo de vida docente influencia na autoeficácia. Para tanto, foi realizado uma pesquisa quantitativa, com aplicação de um questionário adaptado, e descritiva. A amostra foi composta por 542 professores de instituições públicas de ensino superior, federais e estaduais, no Brasil. Os resultados indicam que o grau de autoeficácia dos docentes participantes é alta, o que evidencia que creem que possuem a capacidade de executarem a docência superior, mesmo diante da exigência de um perfil profissional docente cada vez mais qualificado e tendo em vista que, nos cursos de pós-graduação stricto sensu, há uma defasagem no que concerne a disciplinas voltadas para a formação pedagógica docente. Para os testes relacionados, notou-se que há diferença significativa nas variáveis idade e tempo de docência, ao grau de autoeficácia dos mesmos. Identificou-se que os níveis de autoeficácia são maiores entre os docentes com mais tempo de experiência e com mais idade, quando comparados aos docentes com menos experiência e idade. Esses resultados contribuem para agregar à outras pesquisas sobre o grau de satisfação dos docentes da área contábil, visto que é uma modalidade de pesquisa que ainda foi pouco explorada. |
Abstract: | The objective of this study was to identify the degree of self-efficacy of teachers working in the accounting area and to investigate whether the teacher's life cycle influences self-efficacy. For that, a quantitative research was carried out, with the application of an adapted and descriptive questionnaire. The sample consisted of 542 professors of public higher education institutions, federal and state, in Brazil. The results indicate that the degree of self-efficacy of the participating teachers is high, and this shows that they believeto have the capacity to perform to higher education, even in the face of the requirement of an increasingly qualified professional teaching profile and considering that in the stricto sensu postgraduate courses there is a lag in terms of disciplines geared towards teaching pedagogical training. For the related tests it was possible to observe that there is a significant difference in the variables age and time of teaching, to the degree of self-efficacy of the same. It was identified that the levels of self-efficacy are higher among the teachers with more time of experience and older, when compared to the teachers with less experience and age. These results contribute to add to other researches on the degree of satisfaction of the professors of the accounting area, since it is a research modality that has still been little explored. |
Palabras clave: | Autoeficácia Carreira Docente Ciências Contábeis Ciclo de Vida Self-efficacy Career Teacher Accounting Sciences Life cycle |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SANTOS, Simone Silva. Autoeficácia e o ciclo de vida docente na área contábil. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25612 |
Fecha de defensa: | 10-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Contábeis |
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