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dc.creatorSantos, Simone Silva-
dc.date.accessioned2019-07-01T22:54:52Z-
dc.date.available2019-07-01T22:54:52Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Simone Silva. Autoeficácia e o ciclo de vida docente na área contábil. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25612-
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify the degree of self-efficacy of teachers working in the accounting area and to investigate whether the teacher's life cycle influences self-efficacy. For that, a quantitative research was carried out, with the application of an adapted and descriptive questionnaire. The sample consisted of 542 professors of public higher education institutions, federal and state, in Brazil. The results indicate that the degree of self-efficacy of the participating teachers is high, and this shows that they believeto have the capacity to perform to higher education, even in the face of the requirement of an increasingly qualified professional teaching profile and considering that in the stricto sensu postgraduate courses there is a lag in terms of disciplines geared towards teaching pedagogical training. For the related tests it was possible to observe that there is a significant difference in the variables age and time of teaching, to the degree of self-efficacy of the same. It was identified that the levels of self-efficacy are higher among the teachers with more time of experience and older, when compared to the teachers with less experience and age. These results contribute to add to other researches on the degree of satisfaction of the professors of the accounting area, since it is a research modality that has still been little explored.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectCarreirapt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectCiclo de Vidapt_BR
dc.subjectSelf-efficacypt_BR
dc.subjectCareerpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectAccounting Sciencespt_BR
dc.subjectLife cyclept_BR
dc.titleAutoeficácia e o ciclo de vida docente na área contábilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Edvalda Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010780688440896pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6956940260313088pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi identificar o grau de autoeficácia dos docentes que atuam na área contábil e investigar se o ciclo de vida docente influencia na autoeficácia. Para tanto, foi realizado uma pesquisa quantitativa, com aplicação de um questionário adaptado, e descritiva. A amostra foi composta por 542 professores de instituições públicas de ensino superior, federais e estaduais, no Brasil. Os resultados indicam que o grau de autoeficácia dos docentes participantes é alta, o que evidencia que creem que possuem a capacidade de executarem a docência superior, mesmo diante da exigência de um perfil profissional docente cada vez mais qualificado e tendo em vista que, nos cursos de pós-graduação stricto sensu, há uma defasagem no que concerne a disciplinas voltadas para a formação pedagógica docente. Para os testes relacionados, notou-se que há diferença significativa nas variáveis idade e tempo de docência, ao grau de autoeficácia dos mesmos. Identificou-se que os níveis de autoeficácia são maiores entre os docentes com mais tempo de experiência e com mais idade, quando comparados aos docentes com menos experiência e idade. Esses resultados contribuem para agregar à outras pesquisas sobre o grau de satisfação dos docentes da área contábil, visto que é uma modalidade de pesquisa que ainda foi pouco explorada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode59049036-
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