Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25502
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação em sexualidade a partir da prática de oficinas didáticas: necessidades e possibilidades dos adolescentes
Autor(es): Colombini, Elisa
Primeiro orientador: Barcelos, Nora Ney Santos
Primeiro membro da banca: Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena
Segundo membro da banca: Moraes, Viviane Rodrigues Alves de
Resumo: Esta pesquisa teve corno objetivo investigar o comportamento dos alunos a partir da experiência em Educação Afetivo-Sexual de uma Estagiária de Ciências, no papel de intermediária, visando detectar necessidades e possibilidades. Utilizou-se a metodologia de Pesquisa Qualitativa do tipo Ação-Intervenção. Foi desenvolvida em urna escola da rede estadual de Uberlândia/MG, tendo como sujeitos a Estagiária de Ciências e 12 alunos de 74 série do Ensino Fundamental. A experiência de ensino pesquisada constou de 7 Oficinas didáticas semanais consecutivas, com duração de 4 horas cada. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: Fala não gravada, Diário de Campo e Questionários. Percebeu-se a correlação de reciprocidade entre possibilidades e necessidades. Nesse sentido, a possibilidade de Socialização de idéias pelos adolescentes implicou na necessidade do comportamento ético dos membros das Oficinas. Inversamente, a necessidade de Comunicação do projeto à família, implicou na possibilidade de interatividade entre seus membros. Ilustrando: "Quando minha mãe pergunta o que eu aprendo aqui eu não paro mais de falar...". Concluindo, a experiência pesquisada apresentou os elementos possibilidade e necessidade não lineares e possibilitou a Ação-Reflexão-Ação pelos participantes.
Palavras-chave: Educação Sexual
Sexualidade
Oficinas didáticas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COLOMBINI, Elisa. Educação em sexualidade a partir da prática de oficinas didáticas: necessidades e possibilidades dos adolescentes. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25502
Data de defesa: 16-Fev-2007
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoSexualidadePartir.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.