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dc.creatorColombini, Elisa-
dc.date.accessioned2019-06-25T20:07:02Z-
dc.date.available2019-06-25T20:07:02Z-
dc.date.issued2007-02-16-
dc.identifier.citationCOLOMBINI, Elisa. Educação em sexualidade a partir da prática de oficinas didáticas: necessidades e possibilidades dos adolescentes. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25502-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectOficinas didáticaspt_BR
dc.titleEducação em sexualidade a partir da prática de oficinas didáticas: necessidades e possibilidades dos adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barcelos, Nora Ney Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0668672753853363pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena-
dc.contributor.referee2Moraes, Viviane Rodrigues Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6686556096330331pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve corno objetivo investigar o comportamento dos alunos a partir da experiência em Educação Afetivo-Sexual de uma Estagiária de Ciências, no papel de intermediária, visando detectar necessidades e possibilidades. Utilizou-se a metodologia de Pesquisa Qualitativa do tipo Ação-Intervenção. Foi desenvolvida em urna escola da rede estadual de Uberlândia/MG, tendo como sujeitos a Estagiária de Ciências e 12 alunos de 74 série do Ensino Fundamental. A experiência de ensino pesquisada constou de 7 Oficinas didáticas semanais consecutivas, com duração de 4 horas cada. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: Fala não gravada, Diário de Campo e Questionários. Percebeu-se a correlação de reciprocidade entre possibilidades e necessidades. Nesse sentido, a possibilidade de Socialização de idéias pelos adolescentes implicou na necessidade do comportamento ético dos membros das Oficinas. Inversamente, a necessidade de Comunicação do projeto à família, implicou na possibilidade de interatividade entre seus membros. Ilustrando: "Quando minha mãe pergunta o que eu aprendo aqui eu não paro mais de falar...". Concluindo, a experiência pesquisada apresentou os elementos possibilidade e necessidade não lineares e possibilitou a Ação-Reflexão-Ação pelos participantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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