Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25411
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Inibição da nitrificação biológica no solo em função do cultivo de forrageiras
Autor(es): Gonçalves, Layane Carolina de Oliveira
Primeiro orientador: Melo, Edmar Isaias de
Primeiro membro da banca: Almeida, Cinara Xavier de
Segundo membro da banca: Jorge, Ricardo Falqueto
Resumo: O uso de espécies do gênero brachiaria afetam o funcionamento do ciclo do nitrogênio no solo, podendo provocar alterações no processo de nitrificação que nada mais é do que uma sequência do processo de mineralização realizada principalmente por bactérias quimioautotróficas. Assim, o trabalho objetivou avaliar a taxa de nitrificação líquida e a porcentagem de inibição da nitrificação biológica em solo adubado e não adubado sob cultivo de diferentes tipos de forrageiras. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na unidade de experimentação agrícola da Universidade Federal de Uberlândia Campus Monte Carmelo. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com seis tratamentos e cinco repetições. As espécies de forrageiras foram: (brachiária decumbens L), (brachiária brizantha cv. xaraés), (megathyrsus maximus L.), (panicum maximum cv. massai), (panicum maximum cv. tanzânia), (brachiária humidicola cv. humidicola), e a testemunha. Foram avaliados a matéria fresca e matéria seca da parte aérea, o pH do solo, a respiração basal do solo e a taxa de nitrificação líquida. A inibição da nitrificação do solo apresentou resultados diferentes para o solo com e sem adubação, onde a humidícola, xaraés tanzânia, mombaça e decumbens, no solo com adubação, apresentaram 15,0 %, 8,0 %, 7,0%, 6,0 % e 0,6% de inibição, respectivamente. Para o solo sem adubação, apenas as forrageiras mombaça (7,2%) e massai (4,8%) inibiram a nitrificação no solo, sendo que a humidicola apresentou porcentagem de inibição negativa, comportamento totalmente oposto quando cultivada em solo com adubação. Tal comportamento diferente para o solo com e sem adubação pode ser atribuído aos valores de pH do solo, em que a adubação, promoveu menor valor de pH no solo o que diminuiu a atividade de bactérias nitrificantes e favoreceu a produção de braquiolactona. Pelo fato da humidicola não ser recomenda para plantio na região de Monte Carmelo, MG as forrageiras mombaça, xaraés e tanzânia, podem ser utilizadas para promover a inibição da nitrificação biológica em solo adubado.
Palavras-chave: Nitrificação
Adubação nitrogenada
Forragem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GONÇALVES,Layane Carolina de Oliveira. Inibição da nitrificação biológica no solo em função do cultivo de forrageiras. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25411
Data de defesa: 12-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InibiçaoNitrificaçãoBiológica.pdfTCC920.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.