Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25384
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.
Autor: Oliveira, Isabella Moura e
Primer orientador: Lima, Viviani Alves de
Primer miembro de la banca: Amaral, Fabio Augusto do
Resumen: O presente trabalho analisa o uso da literatura no ensino de Química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter (Rowling), como instrumento facilitador da aprendizagem dessa Ciência. A pesquisa foi orientada através de uma abordagem de pesquisa e ação, por ter sido efetivada através de um sub projeto da Universidade Federal de Uberlândia, junto à uma Escola da rede Estadual de Uberlândia. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 1° ano do Ensino Médio Vespertino, onde foram questionados sobre o conhecimento científico existente nos livros da saga Harry Potter. Por meio desse questionário prévio, foi trabalhado com os alunos os conceitos científicos apontados por eles, de modo a ampliar e desmistificar os conhecimentos pré existente deste. Conclui-se que a literatura exerce grande influência na aprendizagem dos alunos, em especial a coletânea de Harry Potter, que é um material rico em conhecimentos químicos, em específico a História da Ciência. O material escolhido auxiliou a construir conceitos e adquirir conhecimento químico, otimizando o Ensino de Química.
Abstract: The present work analyzes the use of literature in the teaching of Chemistry through the books of the collection of Harry Potter (Rowling), as an instrument facilitating the learning of this Science. The research was oriented through a research and action approach, because it was carried out through a subproject of the Federal University of Uberlândia, next to a School of the state network of Uberlândia. The subjects of the research were students of the 1st year of High School Vespertino, where they were asked about the scientific knowledge existing in the books of the saga Harry Potter. By means of this previous questionnaire, the scientific concepts pointed out by them were worked out with the students, in order to amplify and demystify the pre existing knowledge of the latter. It is concluded that literature has a great influence on student learning, especially the collection of Harry Potter, which is a material rich in chemical knowledge, specific to the History of Science. The material chosen helped build concepts and acquire chemical knowledge, optimizing Chemistry Teaching.
Palabras clave: Harry Potter
Ensino de Química
História da Ciência
Chemistry teaching
History of Science
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Isabella Moura e. O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25384
Fecha de defensa: 1-feb-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Química (licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
UsoLiteraturaEnsino.pdf4.32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.