Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25384
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Isabella Moura e-
dc.date.accessioned2019-06-11T12:48:29Z-
dc.date.available2019-06-11T12:48:29Z-
dc.date.issued2019-02-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isabella Moura e. O uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25384-
dc.description.abstractThe present work analyzes the use of literature in the teaching of Chemistry through the books of the collection of Harry Potter (Rowling), as an instrument facilitating the learning of this Science. The research was oriented through a research and action approach, because it was carried out through a subproject of the Federal University of Uberlândia, next to a School of the state network of Uberlândia. The subjects of the research were students of the 1st year of High School Vespertino, where they were asked about the scientific knowledge existing in the books of the saga Harry Potter. By means of this previous questionnaire, the scientific concepts pointed out by them were worked out with the students, in order to amplify and demystify the pre existing knowledge of the latter. It is concluded that literature has a great influence on student learning, especially the collection of Harry Potter, which is a material rich in chemical knowledge, specific to the History of Science. The material chosen helped build concepts and acquire chemical knowledge, optimizing Chemistry Teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHarry Potterpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectHistória da Ciênciapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectHistory of Sciencept_BR
dc.titleO uso da literatura no ensino de química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Viviani Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751186J1pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Fabio Augusto do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763451Y3pt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B761B07954E16CC0D59704E945E773A4pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o uso da literatura no ensino de Química por meio dos livros da coletânea de Harry Potter (Rowling), como instrumento facilitador da aprendizagem dessa Ciência. A pesquisa foi orientada através de uma abordagem de pesquisa e ação, por ter sido efetivada através de um sub projeto da Universidade Federal de Uberlândia, junto à uma Escola da rede Estadual de Uberlândia. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 1° ano do Ensino Médio Vespertino, onde foram questionados sobre o conhecimento científico existente nos livros da saga Harry Potter. Por meio desse questionário prévio, foi trabalhado com os alunos os conceitos científicos apontados por eles, de modo a ampliar e desmistificar os conhecimentos pré existente deste. Conclui-se que a literatura exerce grande influência na aprendizagem dos alunos, em especial a coletânea de Harry Potter, que é um material rico em conhecimentos químicos, em específico a História da Ciência. O material escolhido auxiliou a construir conceitos e adquirir conhecimento químico, otimizando o Ensino de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Química (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoLiteraturaEnsino.pdf4.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.