Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25355
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O gênero tira e a argumentação: uma relação produtiva
Alternate title (s): Comic strips genre and argumentation
Author: Vinhal, Maria de Lourdes
First Advisor: Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
First member of the Committee: Cristianini, Adriana Cristina
Second member of the Committee: Silva, Walleska Bernardino
Summary: Entendemos que o professor deve ficar atento a situações reais de uso da língua, conforme defende Geraldi (1997). Para isso, o trabalho com base no uso dos gêneros discursivos na sala de aula torna-se produtivo, uma vez que por meio deles o aluno pode ter acesso a uma vivência significativa de leitura e de produção de textos, o que pode favorecer o desenvolvimento da criticidade e da percepção consciente e participativa do seu contexto social, econômico e político. Considerando esse ponto de vista, este estudo objetiva desenvolver e aplicar uma proposta didática a partir da qual seja possível trabalhar a capacidade argumentativa dos discentes do Ensino Fundamental, precisamente dos alunos de 9º ano. Visando a atingir esse objetivo, escolhemos, como objeto de pesquisa, as tiras, que podem revelar um leque de diferentes visões, opiniões e sentimentos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades e competências dos discentes. Acreditamos, assim, que as tiras podem possibilitar ao aluno a oportunidade de compreender as funções sociais das distintas esferas nas quais circula em nossa sociedade. Para o cumprimento do objetivo proposto e com o apoio teórico em Bakhtin (2003), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Fiorin (2017), Koch (2004), Rama e Vergueiro (2014), Ramos (2017) e Soares (2009), dentre outros autores, criamos e aplicamos uma metodologia de trabalho inspirada em Rojo e Moura (2012): o protótipo, que se configura como uma proposta didática que pode ser modificada e utilizada em outros contextos, isto é, o protótipo pode oportunizar o desenvolvimento de outras atividades didáticas, que, no caso desta pesquisa, contemplam diferentes aspectos envolvidos no complexo processo de argumentação na sala de aula. Os procedimentos pedagógicos buscam envolver o estudante do Ensino Fundamental num caminho de letramento que o conduz a compromissos com a prática tanto escolar quanto social. Assim, com base nos resultados deste estudo, verificamos que houve o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos, a partir das críticas subjacentes ao humor, nas tiras, uma vez que os alunos construíram habilidades que lhes permitiram compreender a linguagem do gênero discursivo tira, no que está dito e no que está por trás do dito. Palavras-chave: Ensino. Língua Portuguesa. Tiras. Argumentação. Protótipo.
Abstract: It is understood that the teacher should be attentive to real situations of language use, as attested by Geraldi (1997). Thereby, a work based on the use of text genres in the classroom becomes productive, since, through these genres, the student can have access to a meaningful reading and writing experience, which can favor the development of the criticality, and the conscious and participative perception of his/her social, economic and political context. Considering this point of view, this study aims to develop and apply a teaching proposal from which is possible to work the argumentative capacity of Elementary School students, specifically students of 9th grade (students between 14-15 years old in the Brazilian System of Education). Thus, the comic strips were chosen as research object, for they can reveal a range of different visions, opinions and feelings that contribute to the development of students' skills and competences. We believe, therefore, that comic strips can provide students the opportunity to understand the social functions of the different spheres in which they circulate in our society. To accomplish the proposed objective and with the theoretical support in Bakhtin (2003), Dudeney, Hockly and Pegrum (2016), Fiorin (2017), Koch (2004), Rama and Vergueiro (2014), Ramos (2017) and Soares (2009), among other authors, it was created and applied a work methodology inspired by Rojo and Moura (2012): the prototype, which is configured as a didactic strategy that can be modified and used in other contexts, that is, the prototype can motivate the development of other didactic activities, which, in the case of this research, contemplate different aspects involved in the complex process of argumentation in a classroom. The pedagogical procedures seek to involve the elementary school student in a path of literacy that leads to commitments to both school and social practices. Then, based on the results of this study, we verified the development of students' discursive competence, based on the criticisms underlying humor, in the comic strips, since the students constructed skills that allowed them to understand the language of the comic strips genre, in what is said and in what is behind the said. Keywords: Teaching. Portuguese language. Comic strips. Argumentation. Prototype.
Keywords: Ensino
Linguística
Língua Portuguesa
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Tiras
Gêneros discursivos
Argumentação
Competência comunicativa
Protótipo
Teaching
Portuguese language
Comic strips
Argumentation
Prototype
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: VINHAL, Maria de Lourdes. O gênero tira e a argumentação: uma relação produtiva. 2019. 201 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.656
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.656
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25355
Date of defense: 25-Feb-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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