Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25354
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A (re)escrita do artigo de opinião: um trabalho desenvolvido a partir de oficinas didático-pedagógicas
Título (s) alternativo (s): The (re) writing of the opinion article: a work developed from didactic-pedagogical workshops
Autor: Negreiros, Juliana Helena Faria
Primer orientador: Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
Primer miembro de la banca: Alves, Marlúcia Maria
Segundo miembro de la banca: Sá, Israel de
Resumen: Alguns aspectos da escrita de textos em ambiente escolar nos chamam a atenção, como a forte resistência por parte dos alunos diante de qualquer proposta de produção escrita, principalmente. Essa situação nos leva à conclusão de que a escrita, para eles, é uma atividade desagradável e penosa. Considerando a situação apresentada e a vontade de contribuir para que os alunos do Ensino Fundamental desenvolvam sua competência discursiva, é que decidimos nos inserir no Programa de Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Federal de Uberlândia, na Linha de Pesquisa - Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. Acreditamos que, por meio desse Programa, temos a oportunidade de desenvolver uma pesquisa que nos auxilie na nossa prática docente e nos dê respaldo teórico para o desenvolvimento de um trabalho que poderá beneficiar a comunidade escolar de modo geral e a comunidade da qual fazemos parte, de modo específico. Com base nesse entendimento, objetivamos criar e aplicar uma proposta de (re)escrita do gênero discursivo artigo de opinião, desenvolvida por meio de atividades em forma de “Oficinas de Atividades Didático-Pedagógicas”. Para atingirmos esse objetivo, nos embasamos nos pressupostos bakhtinianos, a partir dos quais é possível contemplar as três dimensões constitutivas do gênero (conteúdo temático, construção composicional e estilo). Apropriamo-nos também das contribuições de Fiad (2009b), Serafini (1995) e Ruiz (2010), voltadas para a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da escrita, bem como dos modelos processuais e tipos de correção. Os resultados alcançados confirmam que trabalhar com o gênero artigo de opinião na sala de aula, a partir das oficinas contribui para que os alunos ampliem sua competência escritora. Observamos que no percurso da produção, muitos alunos construíram aprendizado acerca dos três elementos constituintes do gênero, uma vez que muitos deles foram capazes de posicionar-se com relação à temática proposta para as produções: “O uso abusivo das redes sociais” e construir estratégias argumentativas que sustentem suas opiniões. Os resultados obtidos permitem-nos, então, afirmar que o procedimento didático-pedagógico que adotamos contribuiu para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos.
Abstract: Some aspects of the writing of texts in a school environment call attention to us, such as the strong resistance on the part of the students towards any proposal of written production, mainly. This situation leads us to the conclusion that writing for them is an unpleasant and painful activity. Considering the situation presented and the willingness to contribute to the fundamental education students developing their discursive competence, we decided to insert ourselves into the Professional Master's Program in Letters, Federal University of Uberlândia, in the Line of Research - Reading and Textual Production: social diversity and teaching practices. We believe that through this Program we have the opportunity to develop a research that helps us in our teaching practice and gives us theoretical support for the development of a work that can benefit the school community in general and the community of which we are part, specifically. Based on this understanding, we intend to create and apply a (re) writing proposal of the discursive genre opinion article, developed through activities in the form of "Didactic-Pedagogical Activities Workshops". To achieve this goal, we base ourselves on Bakhtinian presuppositions, from which it is possible to contemplate the three constitutive dimensions of the genre (thematic content, compositional construction and style). We also approve the contributions of Fiad (2009b), Serafini (1995) and Ruiz (2010), focused on reflection on the teaching and learning process of writing, as well as on procedural models and types of correction. The results obtained confirm that working with the genre of opinion in the classroom, from the workshops helps students to increase their writing skills. We observed that in the course of production, many students constructed learning about the three constituent elements of the genre, since many of them were able to position themselves in relation to the theme proposed for the productions: "The abusive use of social networks" and to construct strategies their opinions. The results obtained allow us to affirm that the didactic-pedagogical procedure that we adopted contributed to the development of students' communicative competence.
Palabras clave: Ensino
Língua Portuguesa
Artigo de Opinião
Escrita
Reescrita
Linguística
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Produção de textos
Teaching
Portuguese Language
Opinion Article
Writing
Rewritten
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Cita: NEGREIROS, Juliana Helena Faria. A (re)escrita do artigo de opinião: um trabalho desenvolvido a partir de oficinas didático-pedagógicas. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.633.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.633
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25354
Fecha de defensa: 27-feb-2019
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ReescritaArtigoOpiniao.pdf8.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.