Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25342
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Evidenciação das Compras Públicas nos Websites das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sudeste
Autor(es): Novato, Natalia Ferreira
Primeiro orientador: Leal, Edvalda Araújo
Resumo: O avanço crescente das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem proporcionado uma nova forma de a sociedade se desenvolver, alterando o acesso da população às informações, tornando-o mais fácil e rápido. Esses avanços modificaram também a atuação dos órgãos da Administração Pública que passaram a ser cobrados quanto à maior transparência nas atividades desempenhadas pelos gestores públicos, inclusive, na divulgação das compras públicas. Assim, o objetivo deste estudo é identificar e analisar o grau de transparência na divulgação de compras públicas nos websites institucionais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região sudeste. Para o desenvolvimento da presente pesquisa, aplicou-se o modelo de checklist desenvolvido e empregado por Soares e Vicente (2011) e Soares (2013), focando nas informações sobre compras públicas apresentadas nos sites das IPES da região sudeste. A amostra do estudo se restringe àquelas instituições que divulgam nos websites informações sobre as compras públicas, sendo que a amostra final foi composta por doze IPES. A metodologia adotada para a pesquisa consiste em um estudo descritivo de abordagem quali-quantitativa por meio da pesquisa documental. Verificou-se, na análise realizada, que são poucas as instituições que possuem um portal de transparência no site institucional, tendo sido evidenciado ainda que, apesar da legislação exigir uma maior transparência nas compras públicas, a transparência das IPES pesquisadas localizadas na região sudeste é baixa, apresentando, inclusive,percentual menor que 50% de evidenciação de compras na maioria das instituições.
Abstract: The growing advance of information and communication technologies (ICT) has provided a new way for society to develop. This advance has changed the population's access to information, making it easier and faster. These advances have also changed the performance of Public Administration bodies that have been charged for greater transparency in the activities carried out by public managers, including the disclosure of public procurement. Therefore, the objective of this study is to identify and analyze the degree of transparency in the disclosure of public purchases in the institutional websites of the Public Institutions of Higher Education (HEIs) located in the Southeast region of the country. So as to develop the present research, the checklist model developed and employed by Soares and Vicente (2011) and Soares (2013) was applied, focusing on the information relating to public purchases presented on the websites of public HEIs in the Southeast region. The sample of the study is restricted to those institutions that disclose information as to public purchases on the websites, twelve (12) HEIs were used. The methodology adopted for the research consists in a descriptive study of a qualitative-quantitative approach, by means of documentary research. It was verified in the analysis carried out that few institutions have a transparency portal on the institutional site. Despite the fact that legislation demands greater transparency in public procurement, the transparency of the HEIs surveyed in the Southeast is low, having a percentage of less than 50% of purchases disclosed by most institutions.
Palavras-chave: Compras públicas
Transparência
Instituições de Ensino
Public procurement
Transparency
Higher education institutions
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NOVATO, Natalia Ferreira. Evidenciação das compras públicas nos websites das instituições públicas de ensino superior da Região Sudeste. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25342
Data de defesa: 8-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvidenciaçãoComprasPúblicas.pdfTCC-PDF/A965.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.