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dc.creatorNovato, Natalia Ferreira-
dc.date.accessioned2019-06-04T19:40:04Z-
dc.date.available2019-06-04T19:40:04Z-
dc.date.issued2017-12-08-
dc.identifier.citationNOVATO, Natalia Ferreira. Evidenciação das compras públicas nos websites das instituições públicas de ensino superior da Região Sudeste. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25342-
dc.description.abstractThe growing advance of information and communication technologies (ICT) has provided a new way for society to develop. This advance has changed the population's access to information, making it easier and faster. These advances have also changed the performance of Public Administration bodies that have been charged for greater transparency in the activities carried out by public managers, including the disclosure of public procurement. Therefore, the objective of this study is to identify and analyze the degree of transparency in the disclosure of public purchases in the institutional websites of the Public Institutions of Higher Education (HEIs) located in the Southeast region of the country. So as to develop the present research, the checklist model developed and employed by Soares and Vicente (2011) and Soares (2013) was applied, focusing on the information relating to public purchases presented on the websites of public HEIs in the Southeast region. The sample of the study is restricted to those institutions that disclose information as to public purchases on the websites, twelve (12) HEIs were used. The methodology adopted for the research consists in a descriptive study of a qualitative-quantitative approach, by means of documentary research. It was verified in the analysis carried out that few institutions have a transparency portal on the institutional site. Despite the fact that legislation demands greater transparency in public procurement, the transparency of the HEIs surveyed in the Southeast is low, having a percentage of less than 50% of purchases disclosed by most institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompras públicaspt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectInstituições de Ensinopt_BR
dc.subjectPublic procurementpt_BR
dc.subjectTransparencypt_BR
dc.subjectHigher education institutionspt_BR
dc.titleEvidenciação das Compras Públicas nos Websites das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sudestept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Edvalda Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010780688440896pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO avanço crescente das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem proporcionado uma nova forma de a sociedade se desenvolver, alterando o acesso da população às informações, tornando-o mais fácil e rápido. Esses avanços modificaram também a atuação dos órgãos da Administração Pública que passaram a ser cobrados quanto à maior transparência nas atividades desempenhadas pelos gestores públicos, inclusive, na divulgação das compras públicas. Assim, o objetivo deste estudo é identificar e analisar o grau de transparência na divulgação de compras públicas nos websites institucionais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região sudeste. Para o desenvolvimento da presente pesquisa, aplicou-se o modelo de checklist desenvolvido e empregado por Soares e Vicente (2011) e Soares (2013), focando nas informações sobre compras públicas apresentadas nos sites das IPES da região sudeste. A amostra do estudo se restringe àquelas instituições que divulgam nos websites informações sobre as compras públicas, sendo que a amostra final foi composta por doze IPES. A metodologia adotada para a pesquisa consiste em um estudo descritivo de abordagem quali-quantitativa por meio da pesquisa documental. Verificou-se, na análise realizada, que são poucas as instituições que possuem um portal de transparência no site institucional, tendo sido evidenciado ainda que, apesar da legislação exigir uma maior transparência nas compras públicas, a transparência das IPES pesquisadas localizadas na região sudeste é baixa, apresentando, inclusive,percentual menor que 50% de evidenciação de compras na maioria das instituições.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
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