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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25215
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Cronotopias da memória, da imaginação e do esquecimento: cenas dissensuais em dois filmes de Tata Amaral |
Título (s) alternativo (s): | Chronotopes of memory, imagination and oblivion: dissensual scenes in two Tata Amaral movies |
Autor: | Piassi, Vinícius Alexandre Rocha |
Primer orientador: | Campo, Mônica Brincalepe |
Primer miembro de la banca: | Seixas, Jacy Alves de |
Segundo miembro de la banca: | Santiago Junior, Francisco das Chagas Fernandes |
Resumen: | Esta pesquisa parte do vazio aberto pela perda de entes queridos durante a ditadura militar brasileira por ex-presos e perseguidos políticos e familiares de mortos e desaparecidos, para esboçar uma compreensão da elaboração da memória autoritária pela arte da memória do cinema. A discussão sobre o tema é encaminhada a partir de sua abordagem em duas produções do cinema nacional contemporâneo, os filmes Hoje (2011) e Trago Comigo (2016), da cineasta paulistana Tata Amaral. Nessas obras, a distância entre o passado ditatorial e o presente democrático é suprimida pelo prolongamento dos traumas provocados pela tortura e do sofrimento causado pelo desaparecimento e morte de pessoas no cotidiano dos que sobreviveram a essas experiências. Em cada filme, os modos de ressurgência de imagens das vítimas na memória e na imaginação dos sobreviventes e familiares de mortos e desaparecidos apontam para a atualização de seu lugar na narrativa histórica, provocando rasuras no consenso ficcional sobre a ditadura no Brasil e sobre as formas de esquecimento público do passado incitado na cultura política brasileira. |
Abstract: | This research starts from the void opened by the loss of loved ones during the Brazilian military dictatorship by ex-prisoners and persecuted politicians and relatives of dead and disappeared, to sketch an understanding of the elaboration of authoritarian memory by the art of cinema memory. The discussion about the theme is based on his approach in two productions of contemporary national cinema, the films Hoje (2011) and Trago Comigo (2016), by the São Paulo filmmaker Tata Amaral. In these works, the distance between the dictatorial past and the democratic present is suppressed by the prolongation of the traumas caused by torture and the suffering caused by the disappearance and death of people in the daily lives of those who survived these experiences. In each film, the resurgence of images of the victims in the memory and in the imagination of the survivors and relatives of the dead and disappeared point to the updating of their place in the historical narrative, provoking shakes in the fictional consensus on the dictatorship in Brazil and on the forms of public forgetfulness of the past incited in the Brazilian political culture. |
Palabras clave: | Cinema Ditadura Dictatorship Tata Amaral Memória Memory História Cinema e história Brasil história 1964 1985 Imaginação Forgetfulness Imagination |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Cita: | PIASSI, Vinícius Alexandre Rocha. Cronotopias da memória, da imaginação e do esquecimento: cenas dissensuais em dois filmes de Tata Amaral. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.655. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.655 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25215 |
Fecha de defensa: | 14-mar-2019 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - História |
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