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dc.creatorPiassi, Vinícius Alexandre Rocha-
dc.date.accessioned2019-05-23T16:43:01Z-
dc.date.available2019-05-23T16:43:01Z-
dc.date.issued2019-03-14-
dc.identifier.citationPIASSI, Vinícius Alexandre Rocha. Cronotopias da memória, da imaginação e do esquecimento: cenas dissensuais em dois filmes de Tata Amaral. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.655.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25215-
dc.description.abstractThis research starts from the void opened by the loss of loved ones during the Brazilian military dictatorship by ex-prisoners and persecuted politicians and relatives of dead and disappeared, to sketch an understanding of the elaboration of authoritarian memory by the art of cinema memory. The discussion about the theme is based on his approach in two productions of contemporary national cinema, the films Hoje (2011) and Trago Comigo (2016), by the São Paulo filmmaker Tata Amaral. In these works, the distance between the dictatorial past and the democratic present is suppressed by the prolongation of the traumas caused by torture and the suffering caused by the disappearance and death of people in the daily lives of those who survived these experiences. In each film, the resurgence of images of the victims in the memory and in the imagination of the survivors and relatives of the dead and disappeared point to the updating of their place in the historical narrative, provoking shakes in the fictional consensus on the dictatorship in Brazil and on the forms of public forgetfulness of the past incited in the Brazilian political culture.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectDictatorshippt_BR
dc.subjectTata Amaralpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectBrasil história 1964 1985pt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectForgetfulnesspt_BR
dc.subjectImaginationpt_BR
dc.titleCronotopias da memória, da imaginação e do esquecimento: cenas dissensuais em dois filmes de Tata Amaralpt_BR
dc.title.alternativeChronotopes of memory, imagination and oblivion: dissensual scenes in two Tata Amaral moviespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054pt_BR
dc.contributor.referee1Seixas, Jacy Alves de-
dc.contributor.referee2Santiago Junior, Francisco das Chagas Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4533930868476468pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa parte do vazio aberto pela perda de entes queridos durante a ditadura militar brasileira por ex-presos e perseguidos políticos e familiares de mortos e desaparecidos, para esboçar uma compreensão da elaboração da memória autoritária pela arte da memória do cinema. A discussão sobre o tema é encaminhada a partir de sua abordagem em duas produções do cinema nacional contemporâneo, os filmes Hoje (2011) e Trago Comigo (2016), da cineasta paulistana Tata Amaral. Nessas obras, a distância entre o passado ditatorial e o presente democrático é suprimida pelo prolongamento dos traumas provocados pela tortura e do sofrimento causado pelo desaparecimento e morte de pessoas no cotidiano dos que sobreviveram a essas experiências. Em cada filme, os modos de ressurgência de imagens das vítimas na memória e na imaginação dos sobreviventes e familiares de mortos e desaparecidos apontam para a atualização de seu lugar na narrativa histórica, provocando rasuras no consenso ficcional sobre a ditadura no Brasil e sobre as formas de esquecimento público do passado incitado na cultura política brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration113pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.655pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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