Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25192
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As fragilidades ambientais na microbacia do córrego Bons olhos: contribuições para mitigação dos impactos ambientais negativos
Autor(es): Figueiredo, Vânia Santos
Primeiro orientador: Soares, Ângela Maria
Primeiro membro da banca: Silva, Leandro Oliveira
Segundo membro da banca: Oliveira, Hérica Leonel de Paula Ramos
Resumo: O processo de expansão urbana tem provocado impactos degradantes sobre os sistemas ecológicos, produzem efeitos na paisagem e no ambiente que precisam ser estudados para que possam ser oferecidas alternativas de mitigação de todo o processo de degradação dos recursos hídricos das bacias urbanas em cada território. O estudo buscou avaliar a pressão que as atividades humanas decorrentes do uso da terra que impactam a microbacia do curso d’ água córrego Bons Olhos, localizado no bairro Cidade Jardim, no município de Uberlândia e apresentou também as ações desenvolvidas com a comunidade a partir do ano de 2011, na busca pela conquista de um ambiente que proporcionasse melhor qualidade de vida aos moradores dos bairros inseridos na microbacia. O estudo do espaço em questão, localiza-se em uma microbacia no bairro Cidade Jardim e se deu em várias etapas: 1) pesquisa bibliográfica; 2) levantamento da legislação pertinente; 3) Levantamento de informações com a população 4) organização dos dados 5) utilização de cartografia geográfica com os aplicativos Google Earth, ArcGIS 10.5 educacional 6) Imagens digitais do IBGE, CPRM e do USGS; 7) Registro fotográfico. Como principais referências Botelho (1999); Bertrand (2004). Também utilizou-se da abordagem qualitativa. Para tanto, o reconhecimento in loco se fez através de trabalho de campo na área de estudo, na ocasião realizou-se registros fotográficos para uma análise das condições atuais, que auxiliariam no diagnóstico dos impactos ambientais negativos da área. Para confecção do mapa da microbacia do córrego Bons Olhos utilizou-se dados do IBGE, do Google Earth e a Carta Topográfica de Uberlândia, Folha SE-22-Z-B-VI-3-SE, na escala 1:25000. Os principais problemas levantados na microbacia do córrego Bons Olhos é a ineficiência da rede de drenagem das águas pluviais; desmatamento (comum a todos APPs); comportamento da população que despeja os RSU e entulhos de construção civil e restos de podas nas áreas verdes; processos erosivos no leito do córrego e à jusante em vários pontos. Ainda, buscou-se indicar algumas intervenções de infraestruturas para mitigação os impactos ocorridos na microbacia em questão e o papel da comunidade.
Palavras-chave: Microbacia
Microbasin
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FIGUEIREDO, Vânia Santos. As fragilidades ambientais na microbacia do Córrego BONS OLHOS: contribuições para mitigação dos impactos ambientais negativos. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25192
Data de defesa: 3-Ago-2017
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FragilidadesAmbientaisMicrobacia.pdf2.93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons