Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25158
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O Estudo de História da África e da cultura afro-brasileira: uma investigação na Escola Municipal Machado de Assis - Ituiutaba-MG (2017) |
Título (s) alternativo (s): | The Study of African History and Afro-Brazilian Culture: an investigation at the Municipal School Machado de Assis - Ituiutaba-MG (2017) |
Autor: | Santos, Camilla |
Primer orientador: | Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da |
Primer miembro de la banca: | Guimarães, Selva |
Segundo miembro de la banca: | Santos, Regma |
Resumen: | O presente texto apresenta uma dissertação que foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). A pesquisa parte dos seguintes questionamentos: como os conteúdos relacionados à História da África e da cultura afro-brasileira vêm sendo trabalhados na escola? Como os professores de História abordam tais conteúdos no cotidiano das aulas? Como o ensino desses conteúdos marcam a formação dos estudantes? Dessa forma, o objetivo geral consistiu em identificar e refletir sobre como os conteúdos relacionados à História da África e cultura afro-brasileira vêm sendo trabalhados na Escola Municipal Machado de Assis, localizada no município de Ituiutaba-MG, Brasil. De forma específica procurou-se: i: apresentar e analisar o cenário da trama: a cidade de Ituiutaba-MG, Brasil, evidenciando a E. M. Machado de Assis; ii: analisar, por meio das vozes de professores e professoras de História, a formação, os saberes e as práticas ao ensinar conteúdos relacionados à História da África e cultura afro-brasileira; iii: refletir sobre o que dizem os estudantes do 9º ano do ensino fundamental da escola investigada, em relação a questões referentes à História da África e cultura afro-brasileira. Como referencial teórico, autores que abordam os estudos descoloniais, ensino de História e juventude. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que recorreu a diferentes instrumentos: a observação das aulas de História e confecção de notas de campo, a técnica do grupo focal e entrevista com os professores de História. Acredita-se que essa investigação possa colaborar para a formação dos professores de História e suas práticas em sala de aula, sobretudo o que tem sido produzido no campo epistemológico da lei 10.639/03. |
Abstract: | This work was developed in the Program of Post-graduation in Education by the Federal University of Uberlândia (PPGED / UFU). The research is based on the following questions: How have the contents related to the History of Africa and Afro-Brazilian culture been worked in school? How do the History teachers approach such content in the daily life of classes? How does the teaching of these contents mark the training of students? This way, the general objective was to identify and reflect on the forms that contents related to the History of Africa and Afro-Brazilian culture have been worked in the Municipal School Machado de Assis, located in Ituiutaba-MG, Brazil. Specifically, we sought to: i) present and analyze the plot scenario: the city of Ituiutaba-MG, Brazil, evidencing E. M. Machado de Assis; ii: analyze, through the voices of the History teachers the formation, knowledge and practices in teaching contents related to the History of Africa and Afro-Brazilian culture; iii: reflect on what the students of the 9th grade of elementary school in the school investigated say about issues related to the History of Africa and Afro-Brazilian culture. As referential theorists the ones who approach the decolonial studies, teaching of History and youth. This is a qualitative research that used different instruments: the observation of history classes and the making of field notes, the technique of the focus group and an interview with the History teachers. It is believed that this research can contribute to the formation of History teachers and their practices in the classroom, especially what has been produced in the epistemological field of Law 10.639/03. |
Palabras clave: | Ensino de História História da África e cultura afro brasileira Formação de Professores Saberes e Práticas Teaching History History of Africa and Afro-Brazilian culture Teacher training Knowledge and Practice Educação África - História Cultura afro-brasileira Professores - Formação História - Estudo e ensino |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | SANTOS, Camilla Aparecida Nogueira dos. O estudo de história da áfrica e da cultura afro-brasileira: uma investigação na Escola Municipal Machado de Assis-Ituiutaba-MG (2017). 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.987 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.987 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25158 |
Fecha de defensa: | 21-mar-2019 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudoHistóriaÁfrica.pdf | Dissertação | 5.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.