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dc.creatorSantos, Camilla-
dc.date.accessioned2019-05-16T15:08:25Z-
dc.date.available2019-05-16T15:08:25Z-
dc.date.issued2019-03-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Camilla Aparecida Nogueira dos. O estudo de história da áfrica e da cultura afro-brasileira: uma investigação na Escola Municipal Machado de Assis-Ituiutaba-MG (2017). 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.987pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25158-
dc.description.abstractThis work was developed in the Program of Post-graduation in Education by the Federal University of Uberlândia (PPGED / UFU). The research is based on the following questions: How have the contents related to the History of Africa and Afro-Brazilian culture been worked in school? How do the History teachers approach such content in the daily life of classes? How does the teaching of these contents mark the training of students? This way, the general objective was to identify and reflect on the forms that contents related to the History of Africa and Afro-Brazilian culture have been worked in the Municipal School Machado de Assis, located in Ituiutaba-MG, Brazil. Specifically, we sought to: i) present and analyze the plot scenario: the city of Ituiutaba-MG, Brazil, evidencing E. M. Machado de Assis; ii: analyze, through the voices of the History teachers the formation, knowledge and practices in teaching contents related to the History of Africa and Afro-Brazilian culture; iii: reflect on what the students of the 9th grade of elementary school in the school investigated say about issues related to the History of Africa and Afro-Brazilian culture. As referential theorists the ones who approach the decolonial studies, teaching of History and youth. This is a qualitative research that used different instruments: the observation of history classes and the making of field notes, the technique of the focus group and an interview with the History teachers. It is believed that this research can contribute to the formation of History teachers and their practices in the classroom, especially what has been produced in the epistemological field of Law 10.639/03.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória da África e cultura afro brasileirapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSaberes e Práticaspt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHistory of Africa and Afro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectKnowledge and Practicept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectÁfrica - Históriapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO Estudo de História da África e da cultura afro-brasileira: uma investigação na Escola Municipal Machado de Assis - Ituiutaba-MG (2017)pt_BR
dc.title.alternativeThe Study of African History and Afro-Brazilian Culture: an investigation at the Municipal School Machado de Assis - Ituiutaba-MG (2017)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730659T6pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Selva-
dc.contributor.referee2Santos, Regma-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8727347Z6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente texto apresenta uma dissertação que foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). A pesquisa parte dos seguintes questionamentos: como os conteúdos relacionados à História da África e da cultura afro-brasileira vêm sendo trabalhados na escola? Como os professores de História abordam tais conteúdos no cotidiano das aulas? Como o ensino desses conteúdos marcam a formação dos estudantes? Dessa forma, o objetivo geral consistiu em identificar e refletir sobre como os conteúdos relacionados à História da África e cultura afro-brasileira vêm sendo trabalhados na Escola Municipal Machado de Assis, localizada no município de Ituiutaba-MG, Brasil. De forma específica procurou-se: i: apresentar e analisar o cenário da trama: a cidade de Ituiutaba-MG, Brasil, evidenciando a E. M. Machado de Assis; ii: analisar, por meio das vozes de professores e professoras de História, a formação, os saberes e as práticas ao ensinar conteúdos relacionados à História da África e cultura afro-brasileira; iii: refletir sobre o que dizem os estudantes do 9º ano do ensino fundamental da escola investigada, em relação a questões referentes à História da África e cultura afro-brasileira. Como referencial teórico, autores que abordam os estudos descoloniais, ensino de História e juventude. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que recorreu a diferentes instrumentos: a observação das aulas de História e confecção de notas de campo, a técnica do grupo focal e entrevista com os professores de História. Acredita-se que essa investigação possa colaborar para a formação dos professores de História e suas práticas em sala de aula, sobretudo o que tem sido produzido no campo epistemológico da lei 10.639/03.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration125pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.987pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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