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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Orthos logos: a educação moral em Aristóteles
Título(s) alternativo(s): Orthos logos: moral education in Aristotle
Autor(es): Siquieroli, Rosane Rocha Viola
Primeiro orientador: Mendonça, Fernando Martins
Primeiro membro da banca: Hobuss, João Francisco do Nascimento
Segundo membro da banca: Nunes Sobrinho, Rubens Garcia
Resumo: Aristóteles aborda questões intrincadas da filosofia moral na sua teoria das virtudes. Ao investigar o papel da razão no agir humano, o filósofo promove um debate aprofundado sobre o que ele considera o ponto chave da ação virtuosa, ou seja, a ação pautada com base na mediania, algo entre o excesso e a falta. Ao longo do debate, surge uma questão polêmica, algo que Aristóteles denomina ‘orthos logos’ traduzido comumente como ‘razão correta’. Meu esforço nesta dissertação de mestrado é investigar o que vem a ser, na filosofia moral de Aristóteles, o 'orthos logos', como é possível o seu desenvolvimento na alma humana. O objetivo é compreender como o ‘orthos logos’ habilita a parte da alma humana não-racional a identificar e determinar o fim moral. A dificuldade do tema surge quando Aristóteles afirma que ao seguir o comando da razão, a ação humana encontra a virtude e a ‘razão correta’ é por isso imprescindível ao agir virtuoso. Grande parte dos intérpretes traduz ‘orthos logos’ como ‘razão correta’; então como é possível algo considerado como racional pertencer à parte da alma não racional? Eis aqui o meu principal desafio. Investigarei de que modo o ‘orthos logos’ encontra o meio-termo, seguindo os comandos da virtude do caráter e assegurando, portanto, a realização da ação correta. Pretendo também demonstrar como o ‘orthos logos’, enquanto peça fundamental do agir virtuoso pode ser considerado o cerne da educação moral. Aristóteles não o define diretamente, mas é evidente a sua importância para a formação do caráter.
Abstract: Aristotle approaches intricate questions of moral philosophy in his theory of virtues. In investigating the role of reason in human action, the philosopher promotes a deep discussion of what he considers the key point of virtuous action, that is, action based on a mean, something between excess and deficiency. Throughout the debate, a controversial question arises, something that Aristotle calls 'orthos logos' commonly translated as 'right reason'. My effort in this master's dissertation is to investigate what comes to be, in the Aristotle´s moral philosophy, the 'orthos logos', how its development in the human soul is possible. The goal is to understand how the 'orthos logos' enables the part of the nonrational human soul to identify and determine the moral end. The difficulty of the theme arises when Aristotle affirms that by following the command of reason, human action finds virtue and "right reason" is therefore essential to virtuous acting. Many interpreters translate 'orthos logos' as 'correct reason'; then how can anything considered as rational belongs to the part of the non-rational soul? Here is my main challenge. I will investigate how the 'orthos logos' finds the mean, following the commands of the virtue of character and thus ensuring the performance of the correct action. I also intend to demonstrate how the 'orthos logos', as a fundamental part of virtuous action, can be considered the core of moral education. Aristotle doesn´t define it directly, but its importance for the formation of character is evident.
Palavras-chave: Ética aristotélica
Filosofia
Aristotelian ethics
Right reason
Ética antiga
Ancient ethics
moral virtue
Orthos logos
Correct reason
Razão correta
Virtue of character
Virtude do caráter
Moral education
Educação moral
Aristotle
Aristóteles
Educação moral - Filosofia
Educação - Filosofia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Referência: SIQUIEROLI, Rosane Rocha Viola. Orthos logos: a educação moral em Aristóteles. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.976
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.976
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25090
Data de defesa: 18-Abr-2019
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