Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25090
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSiquieroli, Rosane Rocha Viola-
dc.date.accessioned2019-05-09T16:34:04Z-
dc.date.available2019-05-09T16:34:04Z-
dc.date.issued2019-04-18-
dc.identifier.citationSIQUIEROLI, Rosane Rocha Viola. Orthos logos: a educação moral em Aristóteles. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.976pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25090-
dc.description.abstractAristotle approaches intricate questions of moral philosophy in his theory of virtues. In investigating the role of reason in human action, the philosopher promotes a deep discussion of what he considers the key point of virtuous action, that is, action based on a mean, something between excess and deficiency. Throughout the debate, a controversial question arises, something that Aristotle calls 'orthos logos' commonly translated as 'right reason'. My effort in this master's dissertation is to investigate what comes to be, in the Aristotle´s moral philosophy, the 'orthos logos', how its development in the human soul is possible. The goal is to understand how the 'orthos logos' enables the part of the nonrational human soul to identify and determine the moral end. The difficulty of the theme arises when Aristotle affirms that by following the command of reason, human action finds virtue and "right reason" is therefore essential to virtuous acting. Many interpreters translate 'orthos logos' as 'correct reason'; then how can anything considered as rational belongs to the part of the non-rational soul? Here is my main challenge. I will investigate how the 'orthos logos' finds the mean, following the commands of the virtue of character and thus ensuring the performance of the correct action. I also intend to demonstrate how the 'orthos logos', as a fundamental part of virtuous action, can be considered the core of moral education. Aristotle doesn´t define it directly, but its importance for the formation of character is evident.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉtica aristotélicapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectAristotelian ethicspt_BR
dc.subjectRight reasonpt_BR
dc.subjectÉtica antigapt_BR
dc.subjectAncient ethicspt_BR
dc.subjectmoral virtuept_BR
dc.subjectOrthos logospt_BR
dc.subjectCorrect reasonpt_BR
dc.subjectRazão corretapt_BR
dc.subjectVirtue of characterpt_BR
dc.subjectVirtude do caráterpt_BR
dc.subjectMoral educationpt_BR
dc.subjectEducação moralpt_BR
dc.subjectAristotlept_BR
dc.subjectAristótelespt_BR
dc.subjectEducação moral - Filosofiapt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.titleOrthos logos: a educação moral em Aristótelespt_BR
dc.title.alternativeOrthos logos: moral education in Aristotlept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Fernando Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559674Y7pt_BR
dc.contributor.referee1Hobuss, João Francisco do Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771893P1pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes Sobrinho, Rubens Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764938J6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4432674Z6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAristóteles aborda questões intrincadas da filosofia moral na sua teoria das virtudes. Ao investigar o papel da razão no agir humano, o filósofo promove um debate aprofundado sobre o que ele considera o ponto chave da ação virtuosa, ou seja, a ação pautada com base na mediania, algo entre o excesso e a falta. Ao longo do debate, surge uma questão polêmica, algo que Aristóteles denomina ‘orthos logos’ traduzido comumente como ‘razão correta’. Meu esforço nesta dissertação de mestrado é investigar o que vem a ser, na filosofia moral de Aristóteles, o 'orthos logos', como é possível o seu desenvolvimento na alma humana. O objetivo é compreender como o ‘orthos logos’ habilita a parte da alma humana não-racional a identificar e determinar o fim moral. A dificuldade do tema surge quando Aristóteles afirma que ao seguir o comando da razão, a ação humana encontra a virtude e a ‘razão correta’ é por isso imprescindível ao agir virtuoso. Grande parte dos intérpretes traduz ‘orthos logos’ como ‘razão correta’; então como é possível algo considerado como racional pertencer à parte da alma não racional? Eis aqui o meu principal desafio. Investigarei de que modo o ‘orthos logos’ encontra o meio-termo, seguindo os comandos da virtude do caráter e assegurando, portanto, a realização da ação correta. Pretendo também demonstrar como o ‘orthos logos’, enquanto peça fundamental do agir virtuoso pode ser considerado o cerne da educação moral. Aristóteles não o define diretamente, mas é evidente a sua importância para a formação do caráter.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.sizeorduration126pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.976pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OrthosLogosEducação.pdfDissertação de Mestrado1.54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.