Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25057
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Relação peso-comprimento em Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836) (Characiformes, Prochilodontidae) do reservatório da UHE-Nova Ponte - EPDA-Galheiro (Perdizes-MG)
Autor(es): Rêgo, Ana Carolina Lacerda
Primeiro orientador: Pinese, José Fernando
Primeiro membro da banca: Silva, Noé Ribeiro
Segundo membro da banca: Guilherme, Luis Carlos
Resumo: O represamento de rios para a formação de reservatórios, decorrente da construção de hidrelétricas, causa diversos impactos ambientais sobre as comunidades ribeirinhas, a fauna e a flora do ambiente represado. Na comunidade íctica, o represamento provoca grandes alterações em sua composição, redução da biodiversidade nativa e muitas vezes, redução das atividades de pesca. O presente estudo teve como objetivo caracterizar a espécie Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836) amostrada na Estação de Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental (EPDA)- Galheiro (UHE- Nova Ponte) no município de Perdizes (MG), através de análise de sua morfometria e segundo a relação peso-comprimento ao longo de um ano; buscando através destes dados, informações sobre sua reprodução e alimentação. Os peixes foram coletados mensalmente, de abril de 2002 a março de 2003, em estações fixas (Ancoradouro e antigo leito do rio Galheiro), utilizando-se redes de espera. Foram capturados 53 indivíduos que em laboratório tiveram seu peso total, comprimento total e sexagem mensurados. Para análise morfométrica os peixes foram divididos em grupos pelo sexo e foram calculadas as médias de peso e comprimento torale para a obtenção da relação peso-comprimento foi utilizada a equação alométrica y=a.xb. Apesar dos machos e dos indeterminados terem sido capturados em maior número, as fêmeas apresentaram maiores médias de peso corporal e de coprimento, além de uma alometria mais acentuada (incremento positivo). A baixa amostragem nos meses de setembro a dezembro de 2002 sugere que a espécie estaria, nesta época, realizando migração reprodutiva em direção à cabeceira dos rios Galheiro e Quebra-Anzol, e por isso não se encontrou em grandes quantidades no local. A pequena quantidade de formas juvenis da espécie mostra que as primeiras fases de desenvolvimento devem ocorrer em outras regiões do reservatório. Apesar dos resultados mostrarem que a espécie provavelmente esteja realizando migração reprodutiva e se adaptando às condições locais, outros estudos mais detalhados devem ser realizados para que seja possível avaliar de maneira precisa o que realmente está acontecendo com a espécie sob as novas condições proporcionadas pelo represamento.
Palavras-chave: Prochilodus lineatus
Relação peso-comprimento
EPDA-Galheiro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RÊGO, Ana Carolina Lacerda. Relação peso-comprimento em Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836) (Characiformes, Prochilodontidae) do reservatório da UHE-Nova Ponte - EPDA-Galheiro (Perdizes-MG). 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25057
Data de defesa: 27-Jul-2005
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelacaoPesoComprimento.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.