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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25001
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Interfaces entre a assistência estudantil e a assistência social: a concepção de assistência em construção na UFMG |
Título (s) alternativo (s): | Interfaces between student assistance and social assistance: the conception of assistance under construction in UFMG |
Autor: | Camenietzki, Carolina Poswar de Araújo |
Primer orientador: | Santos, Adriana Cristina Omena dos |
Primer miembro de la banca: | Correa, Licinia Maria |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Wesley Helker Felício |
Tercer miembro de la banca: | Lima, Antônio Bosco de |
Cuarto miembro de la banca: | Morais, Sérgio Paulo |
Resumen: | A temática desta pesquisa centra-se nas conformações atuais da assistência estudantil, tendo como referência de análise o trabalho realizado entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os anos 2014 e 2018. A pesquisa, de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, procurou estabelecer a relação entre a política de assistência estudantil e a política de assistência social, tendo, por fim, o objetivo de compreender de que forma essa interface se dá frente à concepção de assistência em construção na universidade pesquisada. A relevância deste objeto dá-se em função da diversificação do perfil discente da rede federal de ensino e da UFMG em particular, que, após o processo de expansão do acesso, viu-se frente a uma diversificação social da comunidade acadêmica; que passou a demandar políticas heterogêneas de permanência mais efetiva por parte das Instituições Federais de Ensino (IFES). Este movimento desenvolve-se no contexto do capitalismo financeiro, que coopta parte dos direitos sociais e transforma-os em produtos financeiros na órbita do capital, a partir dos incentivos do Estado e da participação do fundo público. Essas determinações afetam regressivamente as políticas públicas, das quais a assistência estudantil e a assistência social fazem parte. O diálogo construído entre as fontes e a teoria pesquisada, permitiu a compreensão de que na UFMG este processo de desenvolvimento da concepção de assistência inscrita no Programa Nacional da Assistência Estudantil (PNAES), caminha para a superação de uma visão mais restrita da assistência estudantil. A FUMP, que nasceu sob preceitos de filantropia, tem uma função histórica para os programas de permanência discente na UFMG, mas o novo perfil de estudantes demanda uma abordagem mais ampliada sobre a questão. Assim, a partir da criação da PRAE em 2014, uma nova concepção de assistência começa a ser construída. |
Abstract: | The thematic of this thesis focuses on the current conformations of the student assistance, having as a reference of analysis the joint work between Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) (Pró-Rectory of Student Subjects) and Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) (University Foundation Mendes Pimentel) in the scope of Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (Federal University of Minas Gerais) between the years 2014 and 2018. The research, of qualitative nature, of bibliographical and documentary character, sought to establish the relationship between the student assistance policy and the social assistance policy. In conclusion, the objective was to understand how this interface works with the concept of assistance in construction at the university that is being researched. The relevance of this object is due to the diversification of the student profile at the federal education network, and the UFMG in particular, which, after the process of expanding access, faced a social diversification of the academic community, which demands a heterogeneous policies of permanence that are more effective on the part of the Instituições Federais de Ensino (IFES) (Federal Institutions of Education). This movement develops in the context of financial capitalism, which co-opts part of the social rights and transforms them into financial products in the orbit of capital, from the incentives of the State and the participation of the public fund. These determinations regressively affect public policies, of which student assistance and social assistance are part. The dialogue built between the sources and the researched theory allowed us to understand that in the UFMG this process of developing the concept of assistance in the Programa Nacional da Assistência Estudantil (PNAES) (National Student Assistance Program) is aimed at overcoming a narrower vision of student assistance. The FUMP, which was born under the precepts of philanthropy, has a historical function for student’s permanence programs at UFMG, but the new profile of students demands a broader approach on the issue. Therefore since the creation of the PRAE in 2014, a new conception of assistance begins to be built. |
Palabras clave: | Assistência Estudantil Assistência Social Permanência Educação e Estado Estudantes universitários Educação Assistência estudantil Social assistance Estudantes universitários - Assistência estudantil Student Assistance Permanence |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | CAMENIETZKI, Carolina Poswar de Araújo. Interfaces entre a assistência estudantil e a assistência social: a concepção de assistência em construção na UFMG. 2019. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.923 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25001 |
Fecha de defensa: | 25-feb-2019 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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InterfacesAssistenciaEstudantil.pdf | Tese | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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