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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Da divulgação científica à comunicação pública da ciência: trajetória da Universidade Federal de Uberlândia e propostas para a instituição
Título(s) alternativo(s): Of the scientific disclosure to the public communication of science: trajectory of the Federal University of Uberlândia and proposals for the institution
Autor(es): Malagoli, Daniela Avila
Primeiro orientador: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Primeiro membro da banca: Tonus, Mirna
Segundo membro da banca: Castelfranchi, Juri
Resumo: Esta pesquisa do mestrado profissional interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia descreve a trajetória da Universidade Federal de Uberlândia no que diz respeito à Comunicação Pública da Ciência (CPC). Apresenta revisão bibliográfica sobre a CPC e áreas relacionadas, como Comunicação Pública e Tecnociência. Adota-se como pressuposto que a Comunicação Pública da Ciência engloba a divulgação científica, mas transcende tal processo com vistas ao engajamento, empoderamento e autonomia do sujeito, o qual encontra-se inevitavelmente ligado à ciência. O trabalho dá continuidade a um estudo já publicado em 2015 e que apresenta um diagnóstico da CPC na UFU e, dessa forma, a metodologia engloba entrevistas de caráter jornalístico com integrantes da gestão 2016-2020 da UFU e ainda estudos de similares. A presente pesquisa, ao atualizar o cenário da instituição, conclui que a UFU tem sinalizado, desde o início da atual administração superior, ações altamente positivas de CPC; e a universidade encontra-se, portanto, em novo cenário. O estudo se constitui, além de referencial teórico sobre a CPC, material de apoio para a instituição, com sugestões para complementar as ações atualmente desenvolvidas. Palavras-chave: Comunicação Pública da Ciência. Divulgação Científica. UFU. Engajamento.
Abstract: This research of the interdisciplinary professional masters in Technologies, Communication and Education of the Federal University of Uberlândia describes the trajectory of the Federal University of Uberlândia regarding to Public Communication of Science (CPC). It presents a bibliographic review on the CPC and related areas, such as Public Communication and Technoscience. It is assumed that the Public Communication of Science encompasses scientific dissemination but transcends that process with a view to the engagement, empowerment and autonomy of the subject, which is inevitably linked to science. The work continues a study already published in 2015 and presents a diagnosis of CPC in UFU and, therefore, the methodology includes journalistic interviews with members of the 2016-2020 management of the UFU and similar studies. The present research, when updating the institution's scenario, concludes that the UFU has signalized, since the beginning of the current superior administration, highly positive actions of CPC; and the university is, therefore, in a new setting. The study therefore constitutes theoretical reference on the subject and support material for the institution, with suggestions to complement the actions currently developed. Keywords: Public Communication of Science. Scientific divulgation. UFU. Engagement.
Palavras-chave: Comunicação Pública da Ciência
Public Communication of Science
Divulgação científica
Scientific divulgation
UFU
Engajamento
Engagement
Educação
Education
Divulgação Científica
Scientific Divulgation
Universidade Federal de Uberlândia - comunicação
Federal University of Uberlândia - communication
Universidades e Faculdades - pesquisa
Universities and Colleges - research
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: MALAGOLI, Daniela Ávila. Da divulgação científica à comunicação pública da ciência: trajetória da Universidade Federal de Uberlândia e propostas para a instituição. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.968
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.968
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24969
Data de defesa: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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