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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24944
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-2081-252X |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Justiça restaurativa: reflexões sobre intervenções alternativas com adolescentes envolvidos em conflitos |
Autor(es): | Lima, Luana Mundim de |
Primeiro orientador: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
Primeiro membro da banca: | Reis, Carmen Lúcia |
Segundo membro da banca: | Melo, Daniel Caldeira de |
Resumo: | A Justiça Restaurativa (JR) é uma forma inovadora de justiça que oferece um contraponto à justiça tradicional, ao possibilitar, através de suas práticas, um espaço de diálogo e de ressignificação para as pessoas que se envolveram em uma situação conflituosa. O presente estudo buscou investigar a respeito da JR no Brasil, utilizada no trabalho com adolescentes envolvidos em conflitos. Almejamos assim compreender, a partir de artigos recentemente publicados (no período de 2010 a 2015), de que modo a JR tem cumprido ou não os objetivos a que se propõe. Primeiro, realizou-se uma pesquisa bibliográfica por meio dos bancos de dados Bvsalud e Scielo; etapa esta que nos deu acesso a quatro publicações – dois artigos e duas dissertações de mestrado. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, utilizando-se especificamente a análise de conteúdo para analisar os textos. Mediante essa análise, foram construídas as seguintes categorias: 1) Concepção de JR; 2) Preceitos básicos da JR; 3) Práticas restaurativas; 4) Resultados das Práticas restaurativas; 5) Contribuições da Psicologia para a JR. A partir disso, constatou-se que as iniciativas de JR descritas nos trabalhos selecionados cumprem com os objetivos aos quais se propõem. Entretanto, pode-se perceber que a JR, enquanto uma prática relativamente recente no Brasil possui limitações e enfrenta dificuldades para ser implementada efetivamente. Observou-se a potencialidade da JR para proporcionar mudanças significativas nas relações interpessoais e no cenário social como um todo. Por isso, sugere-se que mais investigações sejam realizadas a respeito das práticas restaurativas, de forma a explanar mais sobre a temática. |
Abstract: | Restorative Justice (RJ) is an innovative form of justice that offers a counterpoint to traditional justice by enabling, through its practices, a space of dialogue and resignification for people who have been involved in a conflict situation. The present study search for investigate RJ in Brazil, used in the work with adolescents involved in conflicts. We aim therefore, to understand from recently published articles (in the period from 2010 to 2015) how RJ has fulfilled or not the objectives to which it is proposed. First, a bibliographic research was made through the Bvsalud and Scielo databases; this stage gave us access to four publications – two articles and two master's dissertations. The research was based on the qualitative approaching, using specifically the analysis of content to analyze the texts. Through this analysis, the following categories were constructed: 1) Design of RJ; 2) Basic precepts of RJ; 3) Restorative practices; 4) Results of Restorative Practices; 5) Contributions of Psychology to RJ. From this, it was verified that the initiatives of RJ described in the selected works fulfill the objectives that are proposed. However, it can be seen that RJ, while a relatively recent practice in Brazil has limitations and faces difficulties to be effectively implemented. The potentiality of RJ was observed to provide significant changes in interpersonal relationships and in the social scene as a whole. Therefore, it is suggested that further investigations be carried out on restorative practices, in order to explain more about the subject. |
Palavras-chave: | Justiça restaurativa Restorative justice Adolescentes Adolescents Psicologia Psychology |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | LIMA, Luana Mundim de. Justiça Restaurativa: reflexões sobre intervenções alternativas com adolescentes envolvidos em conflitos. 2017. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24944 |
Data de defesa: | 20-Fev-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
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