Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24858
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um olhar sobre o projeto Pé de Moleque no webdocumentário - Pé de Moleque: o destino na ponta dos pés
Título(s) alternativo(s): A look at the Moleque Foot Project in the webdocumentário - Foot of Moleque: the destiny on tiptoe
Autor(es): Silva, Emilene Abadia da
Primeiro orientador: Tonus, Mirna
Primeiro membro da banca: Paulino, Rita de Cássia Romeiro
Segundo membro da banca: Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Resumo: Este relatório técnico-cientìfico acompanha o webdocumentário Pé de Moleque: O destino na ponta dos pés. Um produto desenvolvido para a conclusão do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, como exigência para obtenção do título de Mestre. O webdocumentário pode ser navegado no site www.projetopedemoleque.art.br. E este relatório tem a proposta de refletir sobre o webdocumentário na prática, mostrando algumas dúvidas e descobertas que surgem ao conhecer a teoria e partir para a produção de uma obra documental para a web. Esse gênero é razoavelmente novo. São pouco mais de 15 anos de discussão do tema, assim, as formas de fazer têm evoluído e o conceito também acompanha esse caminho. No Brasil, a produção não é tão extensa, considerando um levantamento de similares, mas a teoria já é explorada em alguns livros, artigos e dissertações de mestrado e teses de doutorado. Um dos pontos que geram dúvida a quem está produzindo é se aquele produto realmente é um webdocumentário ou um site contando a história do objeto escolhido. Diante disso, a proposta, neste relatório, é mostrar como o webdocumentário sobre um projeto social de dança foi pensado e executado bem como refletir sobre as características que marcam o gênero em termos de produção. Além de sugerir o webdocumentário como ferramenta para instituições do campo do ativismo se comunicar com a sociedade.
Abstract: This technical-scientific report accompanies the webdocumentary Pé de Moleque: The destiny on tiptoe. A product developed for the completion of the Postgraduate Program in Technologies, Communication and Education, as a requirement to obtain the Master's degree. The webdocumentary can be browsed at www.projetopedemoleque.art.br . And this report has the proposal to reflect on the webdocumentary in practice, showing some doubts and discoveries that arise when knowing the theory and starting for the production of a documentary work for the web. This genre is fairly new. They are little more than 15 years of discussion of the theme, thus, the ways of doing have evolved and the concept also follows this path. In Brazil, the production is not so extensive, considering a similar survey, but the theory is already explored in some books, articles and dissertations and doctoral theses. One of the points that generate doubt to who is producing is if that product really is a webdocumentary or a website telling the history of the chosen object. Therefore, the proposal in this report is to show how the webdocumentary about a social dance project was thought and executed as well as reflect on the characteristics that mark the genre in terms of production. In addition to suggesting the webdocumentary as a tool for institutions in the field of activism to communicate with society.
Palavras-chave: Webdocumentário
Interatividade
Comunicação
Projeto social
Dança
Educação
Projetos de desenvolvimento social - Dança
Projeto Pé de Moleque (Uberlândia - MG)
Sites da Web - Webdocumentário
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: SILVA, Emilene Abadia da. Um olhar sobre o projeto Pé de moleque no webdocumentário - Pé de moleque: o destino na ponta dos pés. 2019. 88 f. Relatório (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.959.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.959
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24858
Data de defesa: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OlharProjetoPé.pdf3.4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.