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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O reprodutivismo nas escolas de educação pública básica
Título(s) alternativo(s): Reprodutivism in basic education schools
Autor(es): Melo, Gilberto José de
Primeiro orientador: França, Robson Luiz de
Primeiro membro da banca: Previtalle, Fabiane Santana
Segundo membro da banca: Lemos, Marcelo Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa parte da consideração do trabalho humano como ação para a produção de bens materiais e/ou imateriais, que se inserem tanto no trabalho docente como em qualquer outra atividade de produção, sendo, acima de tudo, de fundamental importância para o modo de produção capitalista no atual contexto. A teoria reprodutivista, elemento significativo para este trabalho, relaciona-se com o materialismo histórico, dispondo da luta de classes como referência para a práxis revolucionária, que possibilita uma transformação na infraestrutura e na superestrutura capitalistas. Assim, a despeito do reprodutivismo, que é inevitável na estruturação social vigente, o professor pode buscar interferir na realidade concreta, tendo em vista uma transformação que venha a revolucionar o mundo, em favor de uma sociedade sem exploradores e explorados. Para a compreensão dessa prática, empreende-se, neste trabalho, uma pesquisa bibliográfica com análises de textos de Dermeval Saviani (1991, 2003, 2013), entre outros. Como referência básica, serão utilizadas, também, as obras de Louis Althusser (1985, 1999), para busca da conceituação sobre os aparelhos ideológicos de Estado (doravante, AIE) e seu reprodutivismo. Nesse sentido, esta pesquisa pretende mostrar que o sistema educacional vigente no Brasil, como um AIE, visa contribuir para a manutenção da exploração capitalista e para a perpetuação da classe dominante no poder. Busca-se, ainda, responder à seguinte questão: até que ponto a práxis revolucionária dos trabalhadores e dos estudantes pode direcionar o processo histórico a um caminho distinto daquele determinante para o modo de produção capitalista, rompendo com o seu reprodutivismo? Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica.
Abstract: This study perceives human labor as an action for production of material and/or immaterial goods, which are present in teaching and in any other production activity. Foremost, they are of utmost importance for the capitalist mode of production in the present context. The theory of reproduction, which is a significant component of this paper, interacts with the historical materialism and presents class conflict as a reference for the revolutionary praxis, which enables a capitalist infrastructure and superstructure transformation. Thus, notwithstanding the theory of reproduction, which is inevitable in the current social structure, the teacher may try to intervene in the tangible reality in order to transform and revolutionize the world in favor of a society free of exploiters or exploited people. In order to understand this practice, we will perform a bibliographic research, in which we will study Dermeval Saviani’s texts, among others. The works of Louis Althusser will be used as base reference in order to understand the concepts of the Ideological State Apparatuses (ISA) and their reproductivism. In this regard, this study aims to show that the current Brazilian educational system, as an ISA, seeks to contribute to the maintenance of capitalist exploitation and to the perpetuation of a ruling class in a power position. We also aim to answer the following question: to what extent workers’ and students’ revolutionary praxis can direct the historical process to a distinct course other than that essential to the capitalist mode of production, breaking its reproductivism? Therefore, it is a qualitative and bibliographic research.
Palavras-chave: Trabalho
Educação
Class conflict
Reproduction
Mode of production
Education
Work
Luta de classes
Reprodução
Modo de produção
Escolas públicas - Educação básica
Educação - Trabalho
Educação básica - Brasil - Pesquisa
Educação básica - Finalidades e objetivos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MELO, Gilberto José de. O reprodutivismo nas escolas de educação pública básica. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.953
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.953
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24800
Data de defesa: 11-Mar-2019
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