Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24710
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Três estudos para piano sobre temas de Luiz Gonzaga, de Sérgio Vasconcellos-Corrêa: construção interpretativa por meio da análise musical computacional |
Título(s) alternativo(s): | Three studies for piano on themes of Luiz Gonzaga, by Sérgio Vasconcellos-Corrêa: Interpretative construction through computational musical analysis |
Autor(es): | Machado, Fabiana de Sousa Cunha |
Primeiro orientador: | Barreiro, Daniel Luís |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Alexandre Zamith |
Segundo membro da banca: | Traldi, Cesar Adriano |
Resumo: | Essa pesquisa apresenta o processo de construção interpretativa, vivenciado pela pesquisadora, de Três estudos para piano do compositor Sérgio Vasconcellos-Corrêa, criados sobre temas de Luiz Gonzaga, denominados “A dança da moda”, “Assum preto” e “Juazeiro”. O foco para a criação interpretativa foi a análise de gravações, feitas pela própria pesquisadora, desses Três estudos, usando o software Sonic Visualiser como ferramenta computacional de análise de gravações. As obras foram gravadas em andamentos diferentes como forma de se compreender em que medida o andamento que se imprime a uma música pode influenciar na execução dos elementos interpretativos, tais como variações de dinâmica e agógica. Esse trabalho traz, portanto, a análise desses elementos interpretativos, bem como análises de questões estruturais (forma, harmonia), informações sobre o compositor, questões históricas, e outros elementos, os quais contribuíram para a construção de uma versão interpretativa final dos Estudos, considerada como resultado do estudo e trabalho empenhado nessa pesquisa. |
Abstract: | This research presents the process of interpretative elaboration, experienced by the researcher, of Three studies for piano by composer Sérgio Vasconcellos-Corrêa, created on themes by Luiz Gonzaga, called "A dança da moda", "Assum preto" and "Juazeiro". The focus for the interpretative creation was the analysis of recordings, made by the researcher herself, of these Three studies, using the software Sonic Visualiser as a computational tool for the analysis of the recordings. The Three piano studies were recorded in different tempos, as a way to understand how tempo can influence the execution of the interpretative elements, such as variations of dynamics and variations of tempo. This work brings, therefore, the analysis of these interpretative elements, as well as structural analyzes (form, harmony), information about the composer, historical topics, and other elements, which contributed to the elaboration of a final interpretative version of the Studies, understood as a result of the study and work engaged in this research. |
Palavras-chave: | Música Música para piano Música e tecnologia Sérgio Oliveira de Vasconcellos-Corrêa Sonic Visualiser Piano Análise de gravações Construção interpretativa Sérgio Vasconcellos-Corrêa Analysis of recordings Interpretive construction |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Música |
Referência: | MACHADO, Fabiana de Sousa Cunha. Três estudos para piano sobre temas de Luiz Gonzaga, de Sérgio Vasconcellos-Corrêa: construção interpretativa por meio da análise musical computacional. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1501. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1501 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24710 |
Data de defesa: | 18-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TrêsEstudosPiano.pdf | Dissertação | 10.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.