Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24710
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Fabiana de Sousa Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-28T16:24:09Z | - |
dc.date.available | 2019-03-28T16:24:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-18 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Fabiana de Sousa Cunha. Três estudos para piano sobre temas de Luiz Gonzaga, de Sérgio Vasconcellos-Corrêa: construção interpretativa por meio da análise musical computacional. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1501. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24710 | - |
dc.description.abstract | This research presents the process of interpretative elaboration, experienced by the researcher, of Three studies for piano by composer Sérgio Vasconcellos-Corrêa, created on themes by Luiz Gonzaga, called "A dança da moda", "Assum preto" and "Juazeiro". The focus for the interpretative creation was the analysis of recordings, made by the researcher herself, of these Three studies, using the software Sonic Visualiser as a computational tool for the analysis of the recordings. The Three piano studies were recorded in different tempos, as a way to understand how tempo can influence the execution of the interpretative elements, such as variations of dynamics and variations of tempo. This work brings, therefore, the analysis of these interpretative elements, as well as structural analyzes (form, harmony), information about the composer, historical topics, and other elements, which contributed to the elaboration of a final interpretative version of the Studies, understood as a result of the study and work engaged in this research. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Música para piano | pt_BR |
dc.subject | Música e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Sérgio Oliveira de Vasconcellos-Corrêa | pt_BR |
dc.subject | Sonic Visualiser | pt_BR |
dc.subject | Piano | pt_BR |
dc.subject | Análise de gravações | pt_BR |
dc.subject | Construção interpretativa | pt_BR |
dc.subject | Sérgio Vasconcellos-Corrêa | pt_BR |
dc.subject | Analysis of recordings | pt_BR |
dc.subject | Interpretive construction | pt_BR |
dc.title | Três estudos para piano sobre temas de Luiz Gonzaga, de Sérgio Vasconcellos-Corrêa: construção interpretativa por meio da análise musical computacional | pt_BR |
dc.title.alternative | Three studies for piano on themes of Luiz Gonzaga, by Sérgio Vasconcellos-Corrêa: Interpretative construction through computational musical analysis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barreiro, Daniel Luís | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761737H6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Alexandre Zamith | - |
dc.contributor.referee2 | Traldi, Cesar Adriano | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8397973Z2 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa apresenta o processo de construção interpretativa, vivenciado pela pesquisadora, de Três estudos para piano do compositor Sérgio Vasconcellos-Corrêa, criados sobre temas de Luiz Gonzaga, denominados “A dança da moda”, “Assum preto” e “Juazeiro”. O foco para a criação interpretativa foi a análise de gravações, feitas pela própria pesquisadora, desses Três estudos, usando o software Sonic Visualiser como ferramenta computacional de análise de gravações. As obras foram gravadas em andamentos diferentes como forma de se compreender em que medida o andamento que se imprime a uma música pode influenciar na execução dos elementos interpretativos, tais como variações de dinâmica e agógica. Esse trabalho traz, portanto, a análise desses elementos interpretativos, bem como análises de questões estruturais (forma, harmonia), informações sobre o compositor, questões históricas, e outros elementos, os quais contribuíram para a construção de uma versão interpretativa final dos Estudos, considerada como resultado do estudo e trabalho empenhado nessa pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 211 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1501 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TrêsEstudosPiano.pdf | Dissertação | 10.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.