Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24696
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-9661-2537
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeitos da suplementação com geleia real sobre os comportamentos do tipo ansiosos em camundongos adultos expostos a estresse crônico.
Autor(es): Gomes, Anna Laura de Jesus
Primeiro orientador: Neiro, Erika Renata Barbosa
Resumo: Atualmente a população mundial sofre com vários transtornos psiquiátricos, como os transtornos de ansiedade, transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e de conduta, transtornos depressivos, obsessivo-compulsivos, estresse pós-traumático, transtorno bipolar, dentre muitos outros. Embora existam diversos tratamentos farmacológicos eficazes, como o uso de drogas com efeito ansiolítico, no caso do transtorno de ansiedade, os fármacos utilizados são: buspirona, diazepam e clonazepam, dentre muitos outros medicamentos. Buscam-se cada vez mais substâncias naturais que possam ser utilizadas nos tratamentos, com menor risco de efeitos colaterais ao indivíduo. Dentre essas substâncias naturais destacam-se aquelas com potencial antioxidante e anti-inflamatório com efeitos no sistema nervoso central, como o resveratrol, a geleia real (GR), os ômegas 3, 6 e 9 dentre outras. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo investigar os efeitos do tratamento com geleia real sobre as alterações fisiológicas e sobre os comportamentos do tipo ansiosos em camundongos adultos submetidos a situações de estresse crônico. A GR é um produto natural que possui composição complexa, dispondo de uma grande variedade de componentes, especificamente o ácido graxo 10-hidroxi-2-decenóico (HDEA) que apresenta inúmeras atividades biológicas. É produzida e secretada pelas glândulas hipofaríngeas e mandibulares de jovens abelhas operárias (Apis mellifera). Sendo o principal alimento da abelha rainha durante toda sua vida, além de contribuir no desenvolvimento das larvas em estágio inicial. Este produto possui várias atividades biológicas, dentre elas a de interesse para este estudo é a propriedade antioxidante. Para tanto, inicialmente os camundongos Balb C foram submetidos ao protocolo de estresse por restrição de movimento, sendo posteriormente testados em aparatos específicos: labirinto em cruz elevado e campo aberto, para averiguação da expressão de comportamentos do tipo ansiosos. O parâmetro fisiológico alteração de peso corpóreo foi avaliado durante todo processo experimental. Os resultados obtidos nos testes comportamentais mostraram que os quatro grupos experimentais apresentaram comportamentos semelhantes em relação ao comportamento do tipo ansioso, inclusive o grupo controle que não passou pelo estresse por restrição. Apresentando que a geleia real não foi capaz de diminuir tal comportamento e também não foi capaz de agir como anti-estresse, pois os quatro grupos, novamente incluindo o grupo controle, exibiram sinais de estresse logo no início dos testes comportamentais.
Palavras-chave: Geleia Real
Estresse Crônico
Comportamento do tipo Ansioso
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOMES,Anna Laura Jesus. Da Legalidade à juridicidade Administrativa.2018,43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24696
Data de defesa: 25-Mar-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitosSuplementaçãoGeleia.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.