Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24658
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A construção da “marca” café do cerrado mineiro: inovações tecnológicas e estrutura de governança
Título (s) alternativo (s): The construction of the cerrado mineiro coffee brand: technological innovations and governance structure
Autor: Rabelo, Welber de Oliveira
Primer orientador: Ortega, Antonio César
Primer coorientador: Jesus, Clesio Marcelino de
Primer miembro de la banca: Perosa, Bruno Benzaquen
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Daniel Coelho de
Resumen: A produção cafeeira se apresenta como um dos principais ramos de atividade da agricultura brasileira, sendo o país o maior produtor mundial e tem o seu processo histórico marcado pela presença dessa cultura. Devido a tal importância, a cultura sempre obteve apoio estatal, entretanto este apoio sofreu alterações na década de 1990 com a extinção do Instituto Brasileiro do Café, que defendia os interesses nacionais e coordenava a cadeia da cafeicultura. Isso fez com que surgissem arranjos sócio-produtivos privados que, por meio de suas organizações de interesses dos cafeicultores, como é o caso da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro. Pode-se concluir, assim, que a partir da ideia guia da produção cafeeira constitui o Território do Café do Cerrado. Outro resultado importante dessa organização autônoma foi a construção e conquista de uma certificação por meio da Denominação de Origem Café do Cerrado Mineiro, de propriedade daquela Federação. O objetivo dessa dissertação foi analisar como a região se insere no contexto produtivo da cafeicultura e de que forma a Federação atua no desenvolvimento territorial do Cerrado Mineiro. Para tal foram utilizados arcabouços teóricos que buscam explicar esse tipo de caso, além da utilização de dados primários e exercícios econométricos para verificar se a adoção de certificações e da denominação de origem contribuem para o aumento da produtividade dos cafeeiros. Como conclusão destacamos que na amostra obtida os cafeeiros certificados são mais produtivos, quando comparados com os demais que detêm as mesmas características observáveis e que a atuação das instituições foi benéfica ao desenvolvimento da cafeicultura no Cerrado Mineiro, ainda que em determinados aspectos tal processo seja excludente.
Abstract: Coffee production is one of the main branches of activity in Brazilian agriculture since the country is the world's largest coffee producer and this culture has been constantly present in Brazil's historical process. Because of such relevance, coffee growing has always had some kind of state support, which, however, changed in the 90's as the "Coffee Brazilian Institute" was extincted. The institute defended the national coffee production affairs. This event conducted to private socio-productive arrangements through organizations of coffee producers interests, such as the "Cerrado Coffee Growers Federation". Therefore, we can conclude that from the guide idea of coffee production it is constituted the “Cerrado Coffee Territory”. Another important result of this autonomous organization was the construction and acquisition of a certification through the ‘Cerrado Mineiro Denomination of Origin’, property of that Federation. This paper aims to analyze how the region is inserted in the context of coffee production and how the Federation acts in the territorial development of the "Cerrado". For this purpose, we disposed a theoretical framework looking for an explanation of this case, plus the utilization of primary data and econometrical exercises to verify if the use of certifications and of the denomination of origin contribute to increase the coffee-growing productivity. In conclusion, we emphasize that in the obtained sample the coffee producers with certification are more productive comparing to the others with the same observable features and that the participation of institutions through the process of certification and denomination of origin was beneficial to the development of coffee production in the ‘cerrado mineiro’, despite it was excluding in some aspects.
Palabras clave: Economia agrícola
Desenvolvimento territorial
Cafeicultura
Denominação de origem
Economia
Economia agrícola
Café - Aspectos econômicos
Café - Comercialização
Agricultural economics
Territorial development
Coffee growing
Denomination of origin
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA AGRARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Economia
Cita: RABELO, Welber de Oliveira. A construção da “marca” Café do Cerrado Mineiro: inovações tecnológicas e estrutura de governança. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.940
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.940
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24658
Fecha de defensa: 25-feb-2019
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConstruçãoMarcaCafé.pdfDissertação3.84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.