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dc.creatorRabelo, Welber de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-03-21T20:31:08Z-
dc.date.available2019-03-21T20:31:08Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationRABELO, Welber de Oliveira. A construção da “marca” Café do Cerrado Mineiro: inovações tecnológicas e estrutura de governança. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.940pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24658-
dc.description.abstractCoffee production is one of the main branches of activity in Brazilian agriculture since the country is the world's largest coffee producer and this culture has been constantly present in Brazil's historical process. Because of such relevance, coffee growing has always had some kind of state support, which, however, changed in the 90's as the "Coffee Brazilian Institute" was extincted. The institute defended the national coffee production affairs. This event conducted to private socio-productive arrangements through organizations of coffee producers interests, such as the "Cerrado Coffee Growers Federation". Therefore, we can conclude that from the guide idea of coffee production it is constituted the “Cerrado Coffee Territory”. Another important result of this autonomous organization was the construction and acquisition of a certification through the ‘Cerrado Mineiro Denomination of Origin’, property of that Federation. This paper aims to analyze how the region is inserted in the context of coffee production and how the Federation acts in the territorial development of the "Cerrado". For this purpose, we disposed a theoretical framework looking for an explanation of this case, plus the utilization of primary data and econometrical exercises to verify if the use of certifications and of the denomination of origin contribute to increase the coffee-growing productivity. In conclusion, we emphasize that in the obtained sample the coffee producers with certification are more productive comparing to the others with the same observable features and that the participation of institutions through the process of certification and denomination of origin was beneficial to the development of coffee production in the ‘cerrado mineiro’, despite it was excluding in some aspects.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia agrícolapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento territorialpt_BR
dc.subjectCafeiculturapt_BR
dc.subjectDenominação de origempt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEconomia agrícolapt_BR
dc.subjectCafé - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectCafé - Comercializaçãopt_BR
dc.subjectAgricultural economicspt_BR
dc.subjectTerritorial developmentpt_BR
dc.subjectCoffee growingpt_BR
dc.subjectDenomination of originpt_BR
dc.titleA construção da “marca” café do cerrado mineiro: inovações tecnológicas e estrutura de governançapt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the cerrado mineiro coffee brand: technological innovations and governance structurept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jesus, Clesio Marcelino de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567795445503582pt_BR
dc.contributor.advisor1Ortega, Antonio César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3232348079624146pt_BR
dc.contributor.referee1Perosa, Bruno Benzaquen-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7008340716950413pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Daniel Coelho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7505866427960469pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1916425529720151pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA produção cafeeira se apresenta como um dos principais ramos de atividade da agricultura brasileira, sendo o país o maior produtor mundial e tem o seu processo histórico marcado pela presença dessa cultura. Devido a tal importância, a cultura sempre obteve apoio estatal, entretanto este apoio sofreu alterações na década de 1990 com a extinção do Instituto Brasileiro do Café, que defendia os interesses nacionais e coordenava a cadeia da cafeicultura. Isso fez com que surgissem arranjos sócio-produtivos privados que, por meio de suas organizações de interesses dos cafeicultores, como é o caso da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro. Pode-se concluir, assim, que a partir da ideia guia da produção cafeeira constitui o Território do Café do Cerrado. Outro resultado importante dessa organização autônoma foi a construção e conquista de uma certificação por meio da Denominação de Origem Café do Cerrado Mineiro, de propriedade daquela Federação. O objetivo dessa dissertação foi analisar como a região se insere no contexto produtivo da cafeicultura e de que forma a Federação atua no desenvolvimento territorial do Cerrado Mineiro. Para tal foram utilizados arcabouços teóricos que buscam explicar esse tipo de caso, além da utilização de dados primários e exercícios econométricos para verificar se a adoção de certificações e da denominação de origem contribuem para o aumento da produtividade dos cafeeiros. Como conclusão destacamos que na amostra obtida os cafeeiros certificados são mais produtivos, quando comparados com os demais que detêm as mesmas características observáveis e que a atuação das instituições foi benéfica ao desenvolvimento da cafeicultura no Cerrado Mineiro, ainda que em determinados aspectos tal processo seja excludente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.sizeorduration95pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA AGRARIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.940pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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