Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24534
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0095-6921 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Residência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Identificação do letramento em saúde para organização de atividades de educação em saúde com gestantes |
Autor: | Oliveira, Gabriella Mendes de |
Primer orientador: | Herval, Álex Moreira |
Primer coorientador: | Gontijo, Liliane |
Primer miembro de la banca: | Azevedo, Marila |
Segundo miembro de la banca: | Faquim, Juliana |
Resumen: | INTRODUÇÃO: O letramento em saúde compreende um conjunto de habilidades necessárias para a tomada de decisão cotidiana em saúde, sendo um elemento que pode contribuir para a personalização do cuidado em saúde e, consequentemente, em melhores resultados em saúde. OBJETIVO: Identificar o nível de letramento em saúde de gestantes atendidas pela atenção primária em saúde e compreender o potencial dessa informação na organização das ações educativas desenvolvidas para gestantes por uma equipe de Saúde da Família. METODOLOGIA: Desenvolveu-se um estudo com abordagem mista. No estudo quantitativo, conduziu-se um estudo transversal para identificação do letramento em saúde de gestantes atendidas por uma equipe de Saúde da Família. No estudo qualitativo, foi realizado um grupo focal com trabalhadores da equipe de Saúde da Família responsável pelas gestantes incluídas no estudo quantativo.. RESULTADOS: Os resultados indicaram que as gestantes possuem um bom nível de entendimento das informações em saúde e uma boa capacidade de buscar informações. Níveis moderados de letramento em saúde foram obtidos para a interatividade e capacidade crítica. Para a equipe de saúde, o bom resultado para o entendimento permite que a equipe ofereça orientações mais complexas. CONCLUSÃO: O letramento em saúde se mostrou útil para a reorganização das ações educativas, encorajando a equipe de saúde a assumir novas posturas perante as gestantes. |
Palabras clave: | Alfabetização em Saúde Atenção Primaria a Saúde Gestantes |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | OLIVEIRA, Gabriella Mendes de. Identificação do letramento em saúde para organização de atividades de educação em saúde com gestantes. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Atenção a Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24534 |
Fecha de defensa: | 25-feb-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCR - Ciências da Saúde |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IdentificaçãoLetramentoSaúde.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.