Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24534
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0095-6921
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Identificação do letramento em saúde para organização de atividades de educação em saúde com gestantes
Autor: Oliveira, Gabriella Mendes de
Primer orientador: Herval, Álex Moreira
Primer coorientador: Gontijo, Liliane
Primer miembro de la banca: Azevedo, Marila
Segundo miembro de la banca: Faquim, Juliana
Resumen: INTRODUÇÃO: O letramento em saúde compreende um conjunto de habilidades necessárias para a tomada de decisão cotidiana em saúde, sendo um elemento que pode contribuir para a personalização do cuidado em saúde e, consequentemente, em melhores resultados em saúde. OBJETIVO: Identificar o nível de letramento em saúde de gestantes atendidas pela atenção primária em saúde e compreender o potencial dessa informação na organização das ações educativas desenvolvidas para gestantes por uma equipe de Saúde da Família. METODOLOGIA: Desenvolveu-se um estudo com abordagem mista. No estudo quantitativo, conduziu-se um estudo transversal para identificação do letramento em saúde de gestantes atendidas por uma equipe de Saúde da Família. No estudo qualitativo, foi realizado um grupo focal com trabalhadores da equipe de Saúde da Família responsável pelas gestantes incluídas no estudo quantativo.. RESULTADOS: Os resultados indicaram que as gestantes possuem um bom nível de entendimento das informações em saúde e uma boa capacidade de buscar informações. Níveis moderados de letramento em saúde foram obtidos para a interatividade e capacidade crítica. Para a equipe de saúde, o bom resultado para o entendimento permite que a equipe ofereça orientações mais complexas. CONCLUSÃO: O letramento em saúde se mostrou útil para a reorganização das ações educativas, encorajando a equipe de saúde a assumir novas posturas perante as gestantes.
Palabras clave: Alfabetização em Saúde
Atenção Primaria a Saúde
Gestantes
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Gabriella Mendes de. Identificação do letramento em saúde para organização de atividades de educação em saúde com gestantes. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Atenção a Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24534
Fecha de defensa: 25-feb-2019
Aparece en las colecciones:TCR - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IdentificaçãoLetramentoSaúde.pdf1.64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.