Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Gabriella Mendes de-
dc.date.accessioned2019-03-13T18:23:32Z-
dc.date.available2019-03-13T18:23:32Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriella Mendes de. Identificação do letramento em saúde para organização de atividades de educação em saúde com gestantes. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Atenção a Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24534-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização em Saúdept_BR
dc.subjectAtenção Primaria a Saúdept_BR
dc.subjectGestantespt_BR
dc.titleIdentificação do letramento em saúde para organização de atividades de educação em saúde com gestantespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Residênciapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gontijo, Liliane-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6596193637502499pt_BR
dc.contributor.advisor1Herval, Álex Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp:// http://lattes.cnpq.br/3418900508663263pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Marila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9659586184666391pt_BR
dc.contributor.referee2Faquim, Juliana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3714245083080878pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4120969335787028pt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: O letramento em saúde compreende um conjunto de habilidades necessárias para a tomada de decisão cotidiana em saúde, sendo um elemento que pode contribuir para a personalização do cuidado em saúde e, consequentemente, em melhores resultados em saúde. OBJETIVO: Identificar o nível de letramento em saúde de gestantes atendidas pela atenção primária em saúde e compreender o potencial dessa informação na organização das ações educativas desenvolvidas para gestantes por uma equipe de Saúde da Família. METODOLOGIA: Desenvolveu-se um estudo com abordagem mista. No estudo quantitativo, conduziu-se um estudo transversal para identificação do letramento em saúde de gestantes atendidas por uma equipe de Saúde da Família. No estudo qualitativo, foi realizado um grupo focal com trabalhadores da equipe de Saúde da Família responsável pelas gestantes incluídas no estudo quantativo.. RESULTADOS: Os resultados indicaram que as gestantes possuem um bom nível de entendimento das informações em saúde e uma boa capacidade de buscar informações. Níveis moderados de letramento em saúde foram obtidos para a interatividade e capacidade crítica. Para a equipe de saúde, o bom resultado para o entendimento permite que a equipe ofereça orientações mais complexas. CONCLUSÃO: O letramento em saúde se mostrou útil para a reorganização das ações educativas, encorajando a equipe de saúde a assumir novas posturas perante as gestantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseResidência Ciências da Saúdept_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode80180176-
Appears in Collections:TCR - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdentificaçãoLetramentoSaúde.pdf1.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.