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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tratamentos terapêuticos em crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA): Revisão literária.
Autor(es): Dutra, Sara da Silva
Primeiro orientador: Dionisio, Jadiane
Primeiro membro da banca: Biagini, Angelo Piva
Segundo membro da banca: Lange, Cristiane
Resumo: Introdução: É comprovado que alterações motoras e sensoriais são sinais apresentados em crianças com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) desde os primeiros meses de vida, pois se torna uma consequência da falta de exploração e relacionamento no meio de convivência em que estão inseridas. O abrandamento das alterações comportamentais desenvolvidas pela criança autista se dá por uma intervenção fisioterapêutica planejada de técnicas aprimoradas no estimulo das áreas em déficits sensitivos e motores. Objetivos: Realizar uma revisão literária das principais técnicas de tratamento da motricidade e funções sensitivas deficientes em crianças diagnosticadas com o TEA, apontando a melhor intervenção evidenciada. Metodologia: Foi executada uma procura por artigos científicos primeiramente por classificação dos títulos e resumos e depois análise completa dos potenciais escolhidos, publicados nos últimos 10 anos (2009 a 2018), coordenados nas plataformas de dados digitais PUBMED, MEDLINE, Scielo e BIREME. Selecionando assim estudos com as palavra-chaves: fisioterapia, autismo, tratamento. Os principais fundamentos de inclusão aplicados para a separação dos artigos foram baseados na escala PEDro, qualidade metodológica, o estudo ser intervencionista e relevância clínica dentre os vários tratamentos para a criança com diagnóstico do Espectro Autismo. Resultados: Primeiramente foram encontrados 104 artigos, excluindo aqueles que não se encaixaram nos critérios de inclusão, selecionando assim 7 melhores estudos, condicentes com as palavra-chaves escolhidas em concordância com as bases de analises determinadas para inclusão no estudo. Após ter executado a exploração dos artigos criteriosamente, foram realizados resumos dos 7 trabalhos incluídos no estudo, englobando: autor, ano/local, objetivo e conclusão do estudo. Dentre os estudos selecionados foram encoradas pesquisas sobre tratamento fisioterapêutico, em que: um utilizou fisioterapia motora e integração sensorial, dois utilizaram de equoterapia associado a integração sensorial, um trabalhou propriocepção e integração sensorial, dois utilizaram de hidroterapia e jogos aquáticos e um aplicou somente exercício físico trabalhando motricidade. Conclusão: O melhor programa de intervenção fisioterapêutica é a equoterapia. Pois é possível associar todos os estímulos e técnicas fisioterapêuticas necessárias de aprimoramento das áreas sensitivas e motoras deficitárias na criança autista, influenciando diretamente nas alterações comportamentais.
Palavras-chave: Fisioterapia
Autismo
Tratamento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Dutra, Sara Silva. Ajuste de distribuição de probabilidades de variáveis de custo fixo. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24433
Data de defesa: 18-Nov-2018
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