Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24418
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A formação inicial e os desafios de professoras iniciantes e egressas do curso de Pedagogia da UFU Pontal |
Título (s) alternativo (s): | The initial formation and the challenges of beginning teachers and graduates of Pontal UFU Pedagogy Graduation Course |
Autor: | Camargos, Camila Cristina Cavalcante |
Primer orientador: | Borges, Maria Célia |
Primer miembro de la banca: | Richter, Leonice Matilde |
Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros |
Resumen: | O presente trabalho intitulado “A formação inicial e os desafios de professoras iniciantes e egressas do curso de Pedagogia da UFU Pontal” teve como objetivo geral compreender se o curso de Pedagogia da UFU - Pontal, da cidade de Ituiutaba, tem preparado as egressas – professoras principiantes – para os desafios enfrentados em sala de aula, bem como quais são as dificuldades encontradas pelas recém-formadas em Pedagogia, ao assumir uma classe. O delineamento de pesquisa escolhido foi a pesquisa bibliográfica, dialogando com vários autores sobre a formação inicial, tais como Pimenta, S. G. Anastasiou, 2005; Libâneo 2003, 2011; Gatti, 2009 e 2011; Garcia, 2010; Freitas, 2007; Nóvoa, 1992; Dourado, 2015, dentre outros, seguido de análise de documentos recorrendo à legislação pertinente e ao Projeto Político Pedagógico do Curso. Cinco egressas do curso de Pedagogia do Pontal, professoras iniciantes, foram entrevistadas, tendo todas elas entre um a cinco anos de experiência em sala de aula. Os resultados visam contribuir com a discussão sobre a formação. As principais conclusões apontam que as professoras iniciantes veem limitações na formação inicial, como o excesso de teoria, em detrimento da prática e a falta de sintonia entre elas, estágio insuficiente, falta de metodologia de ensino e formação para a inclusão. No entanto, valorizam a formação, a densidade teórica e a formação crítica do currículo. Indicam mais políticas e práticas de valorização dos profissionais docentes, melhoria da formação inicial e a formação continuada para ajudar a vencer os desafios da prática. |
Abstract: | The present work entitled “The initial formation and the challenges of beginning teachers and graduates of Pontal UFU Pedagogy Graduation Course” had as a general objective to understand if the course of Pedagogy of UFU – Pontal Campus, in Ituiutaba/MG municipality, has prepared the beginning teachers to face the existing challenges a classroom offers, as well as the difficulties encountered by newly graduates in Pedagogy when teaching for the first time in a class of their own. The design of the chosen research was the bibliographical research with dialogues with several authors on teaching initial formation (Pimenta, S.G. Anastasiou, 2005; Libâneo 2003, 2011; Gatti, 2009, 2011; Garcia, 2010; Freitas, 2007; Nóvoa, 1992; Dourado, 2015, among others); followed by analysis of documents using the pertinent legislation and the Political Pedagogical Project of the Course. Five graduates of the Pontal Pedagogy Course, who are beginning teachers, having from one to five years of experience in the classroom, were interviewed. The results aim to contribute to the discussion about teacher training. The main conclusions are that the beginning teachers see limitations in the initial formation as there is an excess of theory to the detriment of the practice and a lack of tuning between them. There is also insufficient teacher training, lack of teaching methodology and formation for inclusion for students with special needs. However they value the dense theoretical formation and also the critical formation of the curriculum. They think there must be more policies and practices for valuing teachers, and improvement on initial training and continuing education to help overcome the challenges of the teaching practice. |
Palabras clave: | Formação inicial Pedagogia Professor iniciante Initial formation Pedagogy Beginning teacher |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | CAMARGOS, Camila Cristina Cavalcante. A formação inicial e os desafios de professoras iniciantes e egressas do curso de Pedagogia da UFU Pontal. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24418 |
Fecha de defensa: | 18-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FormaçãoInicialDesafios.pdf | TCC | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.