Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCamargos, Camila Cristina Cavalcante-
dc.date.accessioned2019-02-25T13:17:57Z-
dc.date.available2019-02-25T13:17:57Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.citationCAMARGOS, Camila Cristina Cavalcante. A formação inicial e os desafios de professoras iniciantes e egressas do curso de Pedagogia da UFU Pontal. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24418-
dc.description.abstractThe present work entitled “The initial formation and the challenges of beginning teachers and graduates of Pontal UFU Pedagogy Graduation Course” had as a general objective to understand if the course of Pedagogy of UFU – Pontal Campus, in Ituiutaba/MG municipality, has prepared the beginning teachers to face the existing challenges a classroom offers, as well as the difficulties encountered by newly graduates in Pedagogy when teaching for the first time in a class of their own. The design of the chosen research was the bibliographical research with dialogues with several authors on teaching initial formation (Pimenta, S.G. Anastasiou, 2005; Libâneo 2003, 2011; Gatti, 2009, 2011; Garcia, 2010; Freitas, 2007; Nóvoa, 1992; Dourado, 2015, among others); followed by analysis of documents using the pertinent legislation and the Political Pedagogical Project of the Course. Five graduates of the Pontal Pedagogy Course, who are beginning teachers, having from one to five years of experience in the classroom, were interviewed. The results aim to contribute to the discussion about teacher training. The main conclusions are that the beginning teachers see limitations in the initial formation as there is an excess of theory to the detriment of the practice and a lack of tuning between them. There is also insufficient teacher training, lack of teaching methodology and formation for inclusion for students with special needs. However they value the dense theoretical formation and also the critical formation of the curriculum. They think there must be more policies and practices for valuing teachers, and improvement on initial training and continuing education to help overcome the challenges of the teaching practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectProfessor iniciantept_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectBeginning teacherpt_BR
dc.titleA formação inicial e os desafios de professoras iniciantes e egressas do curso de Pedagogia da UFU Pontalpt_BR
dc.title.alternativeThe initial formation and the challenges of beginning teachers and graduates of Pontal UFU Pedagogy Graduation Coursept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Maria Célia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772639A6pt_BR
dc.contributor.referee1Richter, Leonice Matilde-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros-
dc.creator.Lattesnão tenhopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado “A formação inicial e os desafios de professoras iniciantes e egressas do curso de Pedagogia da UFU Pontal” teve como objetivo geral compreender se o curso de Pedagogia da UFU - Pontal, da cidade de Ituiutaba, tem preparado as egressas – professoras principiantes – para os desafios enfrentados em sala de aula, bem como quais são as dificuldades encontradas pelas recém-formadas em Pedagogia, ao assumir uma classe. O delineamento de pesquisa escolhido foi a pesquisa bibliográfica, dialogando com vários autores sobre a formação inicial, tais como Pimenta, S. G. Anastasiou, 2005; Libâneo 2003, 2011; Gatti, 2009 e 2011; Garcia, 2010; Freitas, 2007; Nóvoa, 1992; Dourado, 2015, dentre outros, seguido de análise de documentos recorrendo à legislação pertinente e ao Projeto Político Pedagógico do Curso. Cinco egressas do curso de Pedagogia do Pontal, professoras iniciantes, foram entrevistadas, tendo todas elas entre um a cinco anos de experiência em sala de aula. Os resultados visam contribuir com a discussão sobre a formação. As principais conclusões apontam que as professoras iniciantes veem limitações na formação inicial, como o excesso de teoria, em detrimento da prática e a falta de sintonia entre elas, estágio insuficiente, falta de metodologia de ensino e formação para a inclusão. No entanto, valorizam a formação, a densidade teórica e a formação crítica do currículo. Indicam mais políticas e práticas de valorização dos profissionais docentes, melhoria da formação inicial e a formação continuada para ajudar a vencer os desafios da prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoInicialDesafios.pdfTCC1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.