Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24389
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O Programa Escola sem Partido e sua Implicação na Profissão Docente
Título (s) alternativo (s): The School Program Without Party and its Implication in the Teaching Profession
Autor: Gomes, Matheus Henrique Rodrigues
Primer orientador: Antunes, Marina Ferreira de Souza
Primer miembro de la banca: Nunes, Sérgio Inácio
Segundo miembro de la banca: Caixeta, Sara da Silva
Resumen: Resumo: Trata-se de um estudo qualitativo por meio de uma revisão documental com objetivo de identificar os elementos fundantes do Programa Escola sem Partido (PESP) e sua implicação na profissão docente. O PESP que vem ganhando cada vez mais visibilidade por apresentar como proposta a criminalização de professores que fazem doutrinação política e ideológica nas salas de aulas das escolas brasileiras. Para elaboração do mesmo foi realizado leitura de Projetos de Lei (PL), livros, debates e entrevistas de pessoas contra e a favor do programa. Ao contrário do que prega foi identificado que o PESP é partidário, ideológico e inconstitucional. Palavras-chave: Escola sem Partido. Doutrinação. Ideologia de Gênero. Profissão Docente.
Abstract: Abstract: This is a qualitative study through a documentary review aimed at identifying the founding elements of the Non-Party School Program (PESP) and its implication in the teaching profession. The Non-Party School Program (PESP), which has been gaining more and more visibility for presenting as a proposal the criminalization of teachers who make political and ideological indoctrination in the classrooms of Brazilian schools. To elaborate the same one was realized Reading of Law Projects (PL), books, attending debates and interviews of people against and in favor of the program. Contrary to what he preaches it has been identified that the PESP is partisan, ideological and unconstitutional. Keywords: School without Party. Indoctrination. Gender Ideology. Teaching Profession.
Palabras clave: Escola sem Partido
Doutrinação
Ideologia de Gênero
Profissão Docente
School without Party
Indoctrination
Gender Ideology
Teaching Profession
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GOMES, Matheus Henrique Rodrigues. O programa escola sem partido e sua implicação na profissão docente. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24389
Fecha de defensa: 5-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO.pdf855.07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.