Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24301
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Trilhas da docência em teatro no ensino médio
Título (s) alternativo (s): Pistas de la docencia en teatro en la enseñanza media
Autor: Costa, Daiane Aparecida
Primer orientador: Caon, Paulina Maria
Primer miembro de la banca: Mendonça, Célida Salume
Segundo miembro de la banca: Araújo, Getúlio Góis
Resumen: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Artes, Trilhas da Docência em Teatro no Ensino Médio, é uma análise das ações teatrais e performáticas na Escola Estadual de Uberlândia com estudantes do Ensino Médio. No decorrer do texto descrevo parte da minha trajetória docente nessa instituição de ensino, apresento a metodologia de trabalho utilizada nos processos pedagógicos e artísticos, empregando na escrita linhas poéticas com referência do transcorrer das proposições, acontecimentos e desmembramentos das aulas de Teatro nos reencontros com a poética contemporânea da performance. Essas ações em performance foram realizadas na escola de Ensino Médio público imersas em tensões, rupturas, adaptações e enfrentamentos. Nas experiências analisadas abordo poéticas de corpos, lugares e identidades que ocupam e propõem ações em outros estados de presença no espaço cotidiano escolar. O olhar voltado para a escrita dessa dissertação possibilitou-me analisar e rever minha prática docente com adolescentes no Ensino Médio, observando as lacunas, criando ações de escuta e reformulando estratégias que permitem dialogar com as urgências e potencialidades dos estudantes por meio das aulas de Teatro. A escola é uma instituição atravessada por diferentes frentes políticas e interesses econômicos, e à docência é atravessada pela implementação de políticas públicas que respondem a esses interesses, interferindo no cotidiano escolar; por isso, na finalização da dissertação escolho contextualizar alguns enfrentamentos de implementação do currículo no Ensino Médio no decorrer da história da Educação brasileira, a qual, atualmente, passa por reformulações com a BNCC.
Abstract: Esta investigación del Máster Profesional en Artes, Trillas de la Docencia en Teatro en la Enseñanza Media, es un análisis de las acciones teatrales y performáticas en la Escuela Estadual de Uberlandia con estudiantes de la Enseñanza Media. En el transcurso del texto describo parte de mi trayectoria docente en esa institución de enseñanza, presento la metodología de trabajo utilizada en los procesos pedagógicos y artísticos, empleando en la escritura líneas poéticas con referencia del transcurso de las proposiciones, acontecimientos y desmembramientos de las clases de Teatro en los reencuentros con la. la poética contemporánea de la performance. Estas acciones en desempeño se realizaron en la escuela de Enseñanza Media pública inmersas en tensiones, rupturas, adaptaciones y enfrentamientos. En las experiencias analizadas abordo poéticas de cuerpos, lugares e identidades que ocupan y proponen acciones en otros estados de presencia en el espacio cotidiano escolar. La mirada hacia la escritura de esta disertación me posibilitó analizar y revisar mi práctica docente con adolescentes en la Enseñanza Media, observando las lagunas, creando acciones de escucha y reformulando estrategias que permiten dialogar con las urgencias y potencialidades de los estudiantes a través de las clases de Teatro . La escuela es una institución atravesada por diferentes frentes políticos e intereses económicos, ya la docencia es atravesada por la implementación de políticas públicas que responden a esos intereses, interfiriendo en el cotidiano escolar; por eso, en la finalización de la disertación escogencia contextualizar algunos enfrentamientos de implementación del currículo en la Enseñanza Media en el curso de la historia de la Educación brasileña, la cual actualmente pasa por reformulaciones con la BNCC.
Palabras clave: Performance
Performance
Ensino Médio
High school
Teatro
Theater
Arte
Art
Performance (Arte)
Prática de ensino
Teatro na escola
Ensino médio
Poética
Arte e educação
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Cita: COSTA, Daiane Aparecida. Trilhas da docência em teatro no ensino médio. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1432
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1432
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24301
Fecha de defensa: 6-jul-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TrilhasDocênciaTeatro.pdf2.91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.