Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24301
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Daiane Aparecida-
dc.date.accessioned2019-02-13T13:59:51Z-
dc.date.available2019-02-13T13:59:51Z-
dc.date.issued2018-07-06-
dc.identifier.citationCOSTA, Daiane Aparecida. Trilhas da docência em teatro no ensino médio. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1432pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24301-
dc.description.abstractEsta investigación del Máster Profesional en Artes, Trillas de la Docencia en Teatro en la Enseñanza Media, es un análisis de las acciones teatrales y performáticas en la Escuela Estadual de Uberlandia con estudiantes de la Enseñanza Media. En el transcurso del texto describo parte de mi trayectoria docente en esa institución de enseñanza, presento la metodología de trabajo utilizada en los procesos pedagógicos y artísticos, empleando en la escritura líneas poéticas con referencia del transcurso de las proposiciones, acontecimientos y desmembramientos de las clases de Teatro en los reencuentros con la. la poética contemporánea de la performance. Estas acciones en desempeño se realizaron en la escuela de Enseñanza Media pública inmersas en tensiones, rupturas, adaptaciones y enfrentamientos. En las experiencias analizadas abordo poéticas de cuerpos, lugares e identidades que ocupan y proponen acciones en otros estados de presencia en el espacio cotidiano escolar. La mirada hacia la escritura de esta disertación me posibilitó analizar y revisar mi práctica docente con adolescentes en la Enseñanza Media, observando las lagunas, creando acciones de escucha y reformulando estrategias que permiten dialogar con las urgencias y potencialidades de los estudiantes a través de las clases de Teatro . La escuela es una institución atravesada por diferentes frentes políticos e intereses económicos, ya la docencia es atravesada por la implementación de políticas públicas que responden a esos intereses, interfiriendo en el cotidiano escolar; por eso, en la finalización de la disertación escogencia contextualizar algunos enfrentamientos de implementación del currículo en la Enseñanza Media en el curso de la historia de la Educación brasileña, la cual actualmente pasa por reformulaciones con la BNCC.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTeatro na escolapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.titleTrilhas da docência em teatro no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativePistas de la docencia en teatro en la enseñanza mediapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Caon, Paulina Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4440863322840233pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Célida Salume-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2100812081751886pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Getúlio Góis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7690268859297491pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9722705154903464pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa do Mestrado Profissional em Artes, Trilhas da Docência em Teatro no Ensino Médio, é uma análise das ações teatrais e performáticas na Escola Estadual de Uberlândia com estudantes do Ensino Médio. No decorrer do texto descrevo parte da minha trajetória docente nessa instituição de ensino, apresento a metodologia de trabalho utilizada nos processos pedagógicos e artísticos, empregando na escrita linhas poéticas com referência do transcorrer das proposições, acontecimentos e desmembramentos das aulas de Teatro nos reencontros com a poética contemporânea da performance. Essas ações em performance foram realizadas na escola de Ensino Médio público imersas em tensões, rupturas, adaptações e enfrentamentos. Nas experiências analisadas abordo poéticas de corpos, lugares e identidades que ocupam e propõem ações em outros estados de presença no espaço cotidiano escolar. O olhar voltado para a escrita dessa dissertação possibilitou-me analisar e rever minha prática docente com adolescentes no Ensino Médio, observando as lacunas, criando ações de escuta e reformulando estratégias que permitem dialogar com as urgências e potencialidades dos estudantes por meio das aulas de Teatro. A escola é uma instituição atravessada por diferentes frentes políticas e interesses econômicos, e à docência é atravessada pela implementação de políticas públicas que respondem a esses interesses, interferindo no cotidiano escolar; por isso, na finalização da dissertação escolho contextualizar alguns enfrentamentos de implementação do currículo no Ensino Médio no decorrer da história da Educação brasileira, a qual, atualmente, passa por reformulações com a BNCC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration152pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRALpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1432pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrilhasDocênciaTeatro.pdf2.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.