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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24247| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Protocolo de Dispensação do Metilfenidato na Rede Municipal de Saúde de Uberlândia (MG) sob a perspectiva da Psicologia Escolar Crítica: Avanços e continuidades na forma de abordar o TDAH |
| Autor: | Souza, Anna Julia Borges de |
| Primer orientador: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
| Primer miembro de la banca: | Reis, Carmen Lúcia |
| Segundo miembro de la banca: | Lopes, Janaína Aparecida Silva |
| Resumen: | Este estudo se propôs a realizar uma análise documental do protocolo de Dispensação do Metilfenidato na Rede Municipal de Saúde de Uberlândia (MG). O protocolo nasce perante a recomendação do Ministério da Saúde para adoção de práticas não medicalizantes e a publicação de protocolos municipais e estaduais de dispensação do metilfenidato. A análise foi feita com base no método Histórico-Dialético utilizando-se de núcleos de significações para a apreensão e interpretação de sentidos e significados que compõem o documento, tendo a Psicologia Escolar Crítica como fundamentação. Partindo do conceito de atenção voluntária para a teoria Histórico-Cultural, entendemos que a atenção exigida no contexto escolar se estrutura inicialmente no campo externo e social dependendo das relações compartilhadas e de suas mediações. Diante esta discussão consideramos que o TDAH remete a redução de questões sociais à lógica médica, excludente e individualista. Concluiu-se que o processo de reflexão e construção do protocolo representa avanço no cuidado da saúde mental infantojuvenil da rede ao promover a discussão multidisciplinar sobre a medicalização e pela introdução de um plano de trabalho que inclua avaliações e intervenções considerando questões pedagógicas e psicossociais do indivíduo. Percebeu-se também a dificuldade presente no sistema de saúde em se opor ao pensamento medicalizante, algo revelado no texto por meio de contradições e pela visibilidade textual dada ao uso medicamentoso e aos termos médicos elencando critérios diagnósticos propostos pelo DSM. |
| Palabras clave: | Medicalização TDAH Psicologia Escolar Critica Medicalization Critical School Psychology ADHD |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SOUZA, Anna Julia Borges De. Protocolo de Dispensação do Metilfenidato na Rede Municipal de Saúde de Uberlândia (MG) sob a perspectiva da Psicologia Escolar Crítica: Avanços e continuidades na forma de abordar o TDAH. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24247 |
| Fecha de defensa: | 2-jul-2018 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ProtocoloDispensaçãoMetilfenidato.pdf | 2.72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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