Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24247
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Protocolo de Dispensação do Metilfenidato na Rede Municipal de Saúde de Uberlândia (MG) sob a perspectiva da Psicologia Escolar Crítica: Avanços e continuidades na forma de abordar o TDAH
Autor(es): Souza, Anna Julia Borges de
Primeiro orientador: Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
Primeiro membro da banca: Reis, Carmen Lúcia
Segundo membro da banca: Lopes, Janaína Aparecida Silva
Resumo: Este estudo se propôs a realizar uma análise documental do protocolo de Dispensação do Metilfenidato na Rede Municipal de Saúde de Uberlândia (MG). O protocolo nasce perante a recomendação do Ministério da Saúde para adoção de práticas não medicalizantes e a publicação de protocolos municipais e estaduais de dispensação do metilfenidato. A análise foi feita com base no método Histórico-Dialético utilizando-se de núcleos de significações para a apreensão e interpretação de sentidos e significados que compõem o documento, tendo a Psicologia Escolar Crítica como fundamentação. Partindo do conceito de atenção voluntária para a teoria Histórico-Cultural, entendemos que a atenção exigida no contexto escolar se estrutura inicialmente no campo externo e social dependendo das relações compartilhadas e de suas mediações. Diante esta discussão consideramos que o TDAH remete a redução de questões sociais à lógica médica, excludente e individualista. Concluiu-se que o processo de reflexão e construção do protocolo representa avanço no cuidado da saúde mental infantojuvenil da rede ao promover a discussão multidisciplinar sobre a medicalização e pela introdução de um plano de trabalho que inclua avaliações e intervenções considerando questões pedagógicas e psicossociais do indivíduo. Percebeu-se também a dificuldade presente no sistema de saúde em se opor ao pensamento medicalizante, algo revelado no texto por meio de contradições e pela visibilidade textual dada ao uso medicamentoso e aos termos médicos elencando critérios diagnósticos propostos pelo DSM.
Palavras-chave: Medicalização
TDAH
Psicologia Escolar Critica
Medicalization
Critical School Psychology
ADHD
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Anna Julia Borges De. Protocolo de Dispensação do Metilfenidato na Rede Municipal de Saúde de Uberlândia (MG) sob a perspectiva da Psicologia Escolar Crítica: Avanços e continuidades na forma de abordar o TDAH. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24247
Data de defesa: 2-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProtocoloDispensaçãoMetilfenidato.pdf2.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.