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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSouza, Anna Julia Borges de-
dc.date.accessioned2019-02-11T11:35:37Z-
dc.date.available2019-02-11T11:35:37Z-
dc.date.issued2018-07-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Anna Julia Borges De. Protocolo de Dispensação do Metilfenidato na Rede Municipal de Saúde de Uberlândia (MG) sob a perspectiva da Psicologia Escolar Crítica: Avanços e continuidades na forma de abordar o TDAH. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24247-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectPsicologia Escolar Criticapt_BR
dc.subjectMedicalizationpt_BR
dc.subjectCritical School Psychologypt_BR
dc.subjectADHDpt_BR
dc.titleProtocolo de Dispensação do Metilfenidato na Rede Municipal de Saúde de Uberlândia (MG) sob a perspectiva da Psicologia Escolar Crítica: Avanços e continuidades na forma de abordar o TDAHpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747815374339453pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Carmen Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6799515322774106pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Janaína Aparecida Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7035347042977071pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6124547900983145pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo se propôs a realizar uma análise documental do protocolo de Dispensação do Metilfenidato na Rede Municipal de Saúde de Uberlândia (MG). O protocolo nasce perante a recomendação do Ministério da Saúde para adoção de práticas não medicalizantes e a publicação de protocolos municipais e estaduais de dispensação do metilfenidato. A análise foi feita com base no método Histórico-Dialético utilizando-se de núcleos de significações para a apreensão e interpretação de sentidos e significados que compõem o documento, tendo a Psicologia Escolar Crítica como fundamentação. Partindo do conceito de atenção voluntária para a teoria Histórico-Cultural, entendemos que a atenção exigida no contexto escolar se estrutura inicialmente no campo externo e social dependendo das relações compartilhadas e de suas mediações. Diante esta discussão consideramos que o TDAH remete a redução de questões sociais à lógica médica, excludente e individualista. Concluiu-se que o processo de reflexão e construção do protocolo representa avanço no cuidado da saúde mental infantojuvenil da rede ao promover a discussão multidisciplinar sobre a medicalização e pela introdução de um plano de trabalho que inclua avaliações e intervenções considerando questões pedagógicas e psicossociais do indivíduo. Percebeu-se também a dificuldade presente no sistema de saúde em se opor ao pensamento medicalizante, algo revelado no texto por meio de contradições e pela visibilidade textual dada ao uso medicamentoso e aos termos médicos elencando critérios diagnósticos propostos pelo DSM.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration67pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

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