Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24247Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Anna Julia Borges de | - |
| dc.date.accessioned | 2019-02-11T11:35:37Z | - |
| dc.date.available | 2019-02-11T11:35:37Z | - |
| dc.date.issued | 2018-07-02 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Anna Julia Borges De. Protocolo de Dispensação do Metilfenidato na Rede Municipal de Saúde de Uberlândia (MG) sob a perspectiva da Psicologia Escolar Crítica: Avanços e continuidades na forma de abordar o TDAH. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24247 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Medicalização | pt_BR |
| dc.subject | TDAH | pt_BR |
| dc.subject | Psicologia Escolar Critica | pt_BR |
| dc.subject | Medicalization | pt_BR |
| dc.subject | Critical School Psychology | pt_BR |
| dc.subject | ADHD | pt_BR |
| dc.title | Protocolo de Dispensação do Metilfenidato na Rede Municipal de Saúde de Uberlândia (MG) sob a perspectiva da Psicologia Escolar Crítica: Avanços e continuidades na forma de abordar o TDAH | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5747815374339453 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Reis, Carmen Lúcia | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6799515322774106 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Lopes, Janaína Aparecida Silva | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7035347042977071 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6124547900983145 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo se propôs a realizar uma análise documental do protocolo de Dispensação do Metilfenidato na Rede Municipal de Saúde de Uberlândia (MG). O protocolo nasce perante a recomendação do Ministério da Saúde para adoção de práticas não medicalizantes e a publicação de protocolos municipais e estaduais de dispensação do metilfenidato. A análise foi feita com base no método Histórico-Dialético utilizando-se de núcleos de significações para a apreensão e interpretação de sentidos e significados que compõem o documento, tendo a Psicologia Escolar Crítica como fundamentação. Partindo do conceito de atenção voluntária para a teoria Histórico-Cultural, entendemos que a atenção exigida no contexto escolar se estrutura inicialmente no campo externo e social dependendo das relações compartilhadas e de suas mediações. Diante esta discussão consideramos que o TDAH remete a redução de questões sociais à lógica médica, excludente e individualista. Concluiu-se que o processo de reflexão e construção do protocolo representa avanço no cuidado da saúde mental infantojuvenil da rede ao promover a discussão multidisciplinar sobre a medicalização e pela introdução de um plano de trabalho que inclua avaliações e intervenções considerando questões pedagógicas e psicossociais do indivíduo. Percebeu-se também a dificuldade presente no sistema de saúde em se opor ao pensamento medicalizante, algo revelado no texto por meio de contradições e pela visibilidade textual dada ao uso medicamentoso e aos termos médicos elencando critérios diagnósticos propostos pelo DSM. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 67 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ProtocoloDispensaçãoMetilfenidato.pdf | 2.72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
