Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24179
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Jogos teatrais e educação inclusiva: reflexões sobre uma experiência
Título(s) alternativo(s): Theater games and inclusive education: reflections on an experience
Autor(es): Cavalcante, Ana Claudia da Silva
Primeiro orientador: Piragibe, Mario Ferreira
Primeiro coorientador: Gomes, Daniela Rosante
Primeiro membro da banca: Telles, Narciso Larangeiras
Segundo membro da banca: Perobelli, Mariene Hundertmark
Resumo: Este trabalho é formado por três artigos que envolvem pesquisas e experiências profissional. Foram ministradas e adaptadas atividades práticas de teatro para envolver estudantes com e sem deficiências (física e mental) de uma escola pública municipal da cidade de Palmas/TO. Os artigos fazem a conexão entre o teatro e a inclusão de estudantes com e sem deficiência. O primeiro artigo tem-se a descrição de como surgiu a proposta do projeto, bem como o relato das experiências da pesquisadora com base em um projeto de intervenção voltado para inclusão de alguns estudantes com necessidades educacionais especiais no convívio dos demais. No segundo artigo, há uma reflexão entre teatro e inclusão e sua importância no processo de incluir todos nas aulas, para isso defendo os jogos teatrais como mediadores na intenção de incluir esses estudantes. Esta inclusão se dá por meio da ludicidade que os jogos proporcionam. E, por fim, o terceiro artigo aborda os esforços de pessoas e Organizações Não Governamentais (ONGs), em incluir crianças e adolescentes com necessidades especiais nas escolas regulares a partir de leis e movimentos desde a década de 50 até os dias de hoje. Embora seja são três artigos distintos, eles se conectam pela prática desenvolvida na execução do projeto de intervenção.
Abstract: This work consists of three articles that involve research and professional initiatives. Practical theater activities were given and adapted for students with physical and mental disabilities of a municipal public school in the city of Palmas / TO. The articles link the theater to the inclusion of disabled and non-disabled students. The first article is the description of how the project proposal came about, as well as the report of the experiences of the researcher based on an intervention project aimed at including some students with special educational needs in the conviviality of the others. In the second article, there is a reflection between theater and inclusion and its importance in the process of including everyone in the classes, for this I defend theatrical games as mediators in the intention of including these students. This inclusion takes place through the playfulness that the games provide. And finally, the third article addresses the efforts of individuals and non-governmental organizations (ONGs) to include children and adolescents with special needs in regular schools from laws and movements from the 1950 to the present. Although they are three distinct articles, they are linked by the practice developed in the execution of the intervention project.
Palavras-chave: Inclusão
Inclusion
Jogos teatrais
Necessidade educacional especial
Docência em teatro
Mediação
Theater Plays
Special Educational Need
Theater Teaching
Mediation
Arte
Educação inclusiva
Educação especial
Prática de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: CAVALCANTE, Ana Claudia da Silva. Jogos teatrais e educação inclusiva: reflexões sobre uma experiência. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1427
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24179
Data de defesa: 25-Jul-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JogosTeatraisEducacao.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.