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dc.creatorCavalcante, Ana Claudia da Silva-
dc.date.accessioned2019-02-04T13:06:50Z-
dc.date.available2019-02-04T13:06:50Z-
dc.date.issued2018-07-25-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Ana Claudia da Silva. Jogos teatrais e educação inclusiva: reflexões sobre uma experiência. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24179-
dc.description.abstractThis work consists of three articles that involve research and professional initiatives. Practical theater activities were given and adapted for students with physical and mental disabilities of a municipal public school in the city of Palmas / TO. The articles link the theater to the inclusion of disabled and non-disabled students. The first article is the description of how the project proposal came about, as well as the report of the experiences of the researcher based on an intervention project aimed at including some students with special educational needs in the conviviality of the others. In the second article, there is a reflection between theater and inclusion and its importance in the process of including everyone in the classes, for this I defend theatrical games as mediators in the intention of including these students. This inclusion takes place through the playfulness that the games provide. And finally, the third article addresses the efforts of individuals and non-governmental organizations (ONGs) to include children and adolescents with special needs in regular schools from laws and movements from the 1950 to the present. Although they are three distinct articles, they are linked by the practice developed in the execution of the intervention project.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectNecessidade educacional especialpt_BR
dc.subjectDocência em teatropt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectTheater Playspt_BR
dc.subjectSpecial Educational Needpt_BR
dc.subjectTheater Teachingpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleJogos teatrais e educação inclusiva: reflexões sobre uma experiênciapt_BR
dc.title.alternativeTheater games and inclusive education: reflections on an experiencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gomes, Daniela Rosante-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132442446023643pt_BR
dc.contributor.advisor1Piragibe, Mario Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825902106907746pt_BR
dc.contributor.referee1Telles, Narciso Larangeiras-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.contributor.referee2Perobelli, Mariene Hundertmark-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8717030351042625pt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=9A1E81304B97F37AFED783181A7602A3#pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é formado por três artigos que envolvem pesquisas e experiências profissional. Foram ministradas e adaptadas atividades práticas de teatro para envolver estudantes com e sem deficiências (física e mental) de uma escola pública municipal da cidade de Palmas/TO. Os artigos fazem a conexão entre o teatro e a inclusão de estudantes com e sem deficiência. O primeiro artigo tem-se a descrição de como surgiu a proposta do projeto, bem como o relato das experiências da pesquisadora com base em um projeto de intervenção voltado para inclusão de alguns estudantes com necessidades educacionais especiais no convívio dos demais. No segundo artigo, há uma reflexão entre teatro e inclusão e sua importância no processo de incluir todos nas aulas, para isso defendo os jogos teatrais como mediadores na intenção de incluir esses estudantes. Esta inclusão se dá por meio da ludicidade que os jogos proporcionam. E, por fim, o terceiro artigo aborda os esforços de pessoas e Organizações Não Governamentais (ONGs), em incluir crianças e adolescentes com necessidades especiais nas escolas regulares a partir de leis e movimentos desde a década de 50 até os dias de hoje. Embora seja são três artigos distintos, eles se conectam pela prática desenvolvida na execução do projeto de intervenção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration89pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1427pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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