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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Zona de desenvolvimento próximo: uma análise das produções científicas sobre a apropriação do conceito
Título (s) alternativo (s): Proximal development zone: an analysis of the scientific productions on the appropriation of the concept
Autor: Marinho, Fabiana da Silva
Primer orientador: Silva, Silvia Maria Cintra da
Primer miembro de la banca: Berenchtein Netto, Nilson
Segundo miembro de la banca: Facci, Marilda Gonçalves Dias
Resumen: A Teoria Histórico-Cultural e as apropriações desta ainda geram significativas discussões. L. S. Vigotski é um de seus principais teóricos e o conceito de zona de desenvolvimento próximo (ZDP) é um dos conceitos mais difundidos dentre aqueles elaborados pelo autor. A partir de questionamentos quanto aos modos como tal conceito pode ser interpretado e sua importância na forma como compreendemos o desenvolvimento humano, nosso objetivo é analisar tanto a utilização quanto as apropriações teóricas do conceito de ZDP em produções científicas publicadas em língua portuguesa e suas decorrências. Para o autor, a cultura é um produto da vida social e da atividade social do ser humano, e toda função psicológica superior (linguagem, pensamento, atenção, memória etc.) constitui-se por meio de um estágio externo de desenvolvimento, uma vez que tais funções se expressam no social. As relações sociais são encontradas geneticamente antes de todas as funções psicológicas superiores e suas relações. A ZDP surge como importante conceito para compreendermos as relações dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. A aprendizagem cria a ZDP e permite a determinação prospectiva da dinâmica do desenvolvimento, ao considerar tanto o que já se produziu quanto o que ainda está em processo de desenvolvimento. A partir de tais considerações, empreendemos um levantamento bibliográfico das produções científicas em língua portuguesa que utilizassem o conceito de zona de desenvolvimento próximo. O levantamento foi realizado nas bases de dados Portal CAPES, Google Acadêmico e BVS Psi, sem recorte de data de publicação, com os descritores zona de desenvolvimento proximal, zona de desenvolvimento próximo, zona de desenvolvimento iminente, zona de desenvolvimento potencial, área de desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento imediato. Foram encontradas 1.715 referências. Dentre esses, realizamos um refinamento com a inclusão dos descritores Psicologia e Educação, chegando ao número de 74 artigos, teses e dissertações para compor nossa análise. A análise permitiu-nos algumas considerações no que diz respeito ao conceito de ZDP e sua relação com os conceitos de desenvolvimento e aprendizagem; à necessidade de uma compreensão da historicidade da obra do autor; à tradução das obras do autor, em que vários trechos foram suprimidos ou modificados; à compreensão vigotskiana de relações sociais e como estas apresentam um caráter imediatista nas obras analisadas; e à concepção de educação que se reflete nas produções e na forma como produzimos ciência. Isso corrobora a importância para que nos atentemos ao que produzimos e como nos vinculamos ao desenvolvimento da Teoria Histórico-Cultural. Parece-nos que trabalhar com o desenvolvimento do ser humano sem se atentar às formas gerais de alienação que corroboram uma sociedade de classes e a exploração de uma dessas classes não permite profundas discussão e promoção do desenvolvimento.
Abstract: The Historical-Cultural Theory and the appropriations of this still create significant discussions. L. S. Vygotsky is one of its main theorists and the proximal development zone (PDZ) concept is one of the most widespread concepts among those elaborated by the author. As from the questions about the way in which this concept can be interpreted and its importance in the way we understand human development, our objective is to analyze both the use as the theoretical appropriations of the PDZ concept in scientific productions published in Portuguese language and its consequences. For the author, culture is a product of social life and social activity of the human being, and any higher psychological function (language, thought, attention, memory etc.) is constituted by an external stage of development, once that these functions are expressed in the social. Social relations are genetically found before all higher psychological functions and their relations. The PDZ emerges as an important concept for understanding the relationships of learning and development processes. Learning creates the PDZ and allows the prospective determination of development dynamics by considering both what has already been produced and what is still in the process of development. Based on these considerations, we carried out a bibliographical survey of scientific productions in Portuguese using the concept of zone of proximal development. The survey was carried out in the databases CAPES Portal, Google Academic and BVS Psi Brazil, without date of publication, with the descriptors proximal development zone, imminent development zone, zone of potential development, potential development zone and development immediate zone. There were 1,715 references. Among these, we performed a refinement with the inclusion of the descriptors Psychology and Education, reaching the number of 75 articles, theses and dissertations to compose our analysis. The analysis allowed us some considerations regarding the concept of PDZ and its relationship with the concepts of development and learning; the need for an understanding of the historicity of the author's work; to the translation of the author's works, in which several passages were suppressed or modified; to the vigotskian understanding of social relations and how these present an immediatist character in the analyzed works; and the conception of education that is reflected in the productions and in the way we produce science. This corroborates the importance for us to look at what we produce and how we are linked to the development of Historical-Cultural Theory. It seems to us that working with the development of the human being without paying attention to the general forms of alienation that corroborate a class society and the exploitation of one of these classes does not allow deep discussion and promotion of development.
Palabras clave: Zona de desenvolvimento próximo
Psicologia histórico-cultural
Vigotski
Proximal development zone
Historical-cultural psychology
Psicologia
Psicologia escolar
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich) 1896-1934
Crianças - Desenvolvimento
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: MARINHO, Fabiana da Silva. Zona de desenvolvimento próximo: uma análise das produções científicas sobre a apropriação do conceito. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.304.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.304
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24177
Fecha de defensa: 16-oct-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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